Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Entre diários e blogs o encanto das descobertas

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

           As professoras Eliane Pilati e Teresa Ternoski, das turmas do 3º anos B e C relatam que a idéia do trabalho desenvolvido surgiu a partir do curso de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação em agosto com o caderno 4 (Caderno de Formação do Curso Integrando Saberes), que abordava o gênero textual “DIÁRIO”.

          O disparador para a sequência didática foi uma caixa de presente (com um diário dentro) como era uma surpresa teve um combinado de não contar o que havia dentro. As meninas mostraram interesse imediato e o interesse dos meninos foi aumentando quando viram que o diário tinha uma caneta (diferente) com tinta invisível e que só poderia ser lida com a luz da própria caneta.

        Foram utilizadas diferentes estratégias, como a apresentação do livro: Diário de um banana, outros diários: diário de mascotes de outras turmas, cadernos de recordações e cadernos de confidências de turmas de anos anteriores, alguns emprestados de outros professores.  Assim os estudantes foram conhecendo diferentes tipos de diários.

        Disponibilizou-se também momentos no laboratório de informática, para apresentar a diferença entre blogs e vlogs, refletindo sobre a evolução dos diários físicos para os virtuais. Os estudantes assistiram  vídeos de alguns vlogs.

        Aproveitando para reforçar conteúdos de geografia, foi acessado o blog Contando as Horas dos irmãos Bruna e Raul Bartolamei “ Onde ver as cerejeiras em Curitiba” que mostra vários pontos turísticos da cidade com imagens das cerejeiras em flor. Também foram  realizadas outras atividades de matemática e língua portuguesa reforçando os conteúdos do currículo.

      Para finalizar a atividade os estudantes confeccionaram um caderno de confidências, organizando uma lista de perguntas produzidas por eles e na sequência realizaram as trocas dos cadernos para assinatura.  O trabalho realizado foi destaque no I Seminário Semeando Ideias no NRE da Matriz.

       "Trabalhar com essa sequência didática possibilitou grandes momentos, o resgate do uso do diário como forma de registro e a participação dos pais na confecção das capas". Teresa Ternoski,

       A  Professora Eliane Pilati relata que...“ Apesar dessa atividade ter sido iniciada em  setembro, os estudantes ainda continuam entusiasmados, realizando as trocas dos cadernos de confidências, melhorando a qualidade de suas produções textuais".

Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
00160972.jpg
Descobrindo a surpresa
1/30