Desde o ano passado, a pandemia vem nos desafiando a aprendermos mais sobre as tecnologias, o ensino híbrido e a ter mais empatia com todos.
Em nossa unidade, uma das ações que não abrimos mão é a de escutar às nossas crianças e ter um olhar sensível para o que elas nos dizem, afinal, elas sempre tem muito a nos contar e a nos encantar. E é por meio dessa escuta e olhar atento do professor que surgem as nossas intencionalidades pedagógicas e o planejamento vai acontecendo de acordo com as curiosidades e interesses dos pequenos.
Mas e agora?
Estamos confeccionando Kits Pedagógicos para serem entregues às nossas famílias e crianças e, com esse movimento, muitas indagações nos permeiam. Como planejar sem poder olhar diariamente para as nossas crianças? Será que nossas propostas estão sendo significativas para os bebês, crianças bem pequenas e suas famílias?
Qual é a solução?
Não temos uma receita pronta, afinal, que graça que teria a vida se tivéssemos todas as respostas prontas?
Na falta do cotidiano com as nossas crianças, buscamos parcerias e, nesse momento, a principal parceria é a Família.
Famílias que também estão se desdobrando e vivendo uma nova rotina. É através delas que seguimos planejando, levando em consideração a mesma ação que temos dentro da nossa unidade, porém, agora estamos com uma tarefa muito maior, que é a de “escutar famílias e crianças, dentro de seus lares”.
O lugar onde as propostas acontecem com as nossas crianças mudou, porém a essência e a qualidade do nosso trabalho continua a mesma. A ponte que une Família X CMEI está se fortalecendo a cada dia e nossas crianças continuam nos dizendo o que querem...
Hoje, entre tantos dizeres, compartilhamos com vocês o que o Francisco, da turma do Maternal I, nos conta sobre a sua vida durante o ensino remoto e o qual o seu interesse...
Clique na imagem (foto) e confira!
Autor:
Josiane Gurak
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Fonte:
Josiane Gurak