English is around You! EJA II do CAIC BN trabalha estrangeirismos na aula de Inglês

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Já ouviu falar em estrangeirismos?Sabe o que é? Será que usamos em nosso cotidiano? Essas foram as perguntas feitas pela professora Andreia Martins de Freitas Ribeiro para as turmas dos 3ºs períodos da EJAII do CAIC BN. E hoje na Página do CAIC vamos saber como esta professora que tem 20 anos de Rede e que está desde 2002 na escola, realizou este trabalho com estudantes que tiveram pouco contato com o Inglês. Ela trabalhou com o conteúdo curricular estrangeirismos e privilegiou no planejamento, aulas dinâmicas que despertassem o interesse dos alunos.

Solicitou a eles que trouxessem folders de mercados , panfletos publicitários do comércio etc.. Neste material, the teacher pediu que os alunos investigassem onde era possível identificar palavras em inglês como netbook, katshup, hambúrguer, milk shake, home theater, shopping, drive thru etc... Anteriormente a professora já havia trabalhado o conteúdo estrangeirismo com a apostila de Inglês dos alunos.

Os estudantes foram divididos em grupos onde socializaram o material pesquisado, e discutiram sobre os estrangeirismos presentes no material coletado para que na sequência as equipes produzissem os cartazes. Houve o cuidado em não selecionar itens como nomes de cigarros, bebidas alcoólicas, entre outros, visto que as salas de aula no período diurno estudam crianças.Os estudantes fizeram uma seleção com os itens pesquisados: alimentícios, higiene, limpeza e tecnologia, para que posteriormente fizessem os cartazes com o tema do trabalho que era o Inglês a sua volta!

Como resultado desse trabalho incrível a professora Andreia colocou que a percepção dos alunos sobre o inglês mudou: “eles perceberam que o inglês não está só nos países onde é a língua oficial, ele está em volta deles, eles começaram a se dar conta que o inglês é utilizado no cotidiano.”

"O Inglês está  no cotidiano e o trabalho da professora trasnsformou um conteúdo curricular que poderia ser abordado de forma engessada em algo acessível para os alunos, pois foi trabalhado a partir da realidade, como por exemplo quando vamos a uma loja que tem na vitrine 50% off", comentou o vice-diretor do CAIC BN Everton Luiz Camargo, que colabou com as fotos deste post. Parabéns professora por este belo trabalho! E a professora Andreia estará na Página do CAIC BN mais vezes, pois está desenvolvendo para os alunos da EJA II a pioneira sala ambiente de Inglês!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! Esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Andreia Martins de Freitas Ribeiro
00063006.jpg
andreia
1/12