Encontros e reencontros no CMEI: Iniciando o ano letivo de 2024

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

O retorno ao CMEI foi marcado por momentos muito especiais. Os professores, bem como toda equipe de profissionais, equipe no NRE Boa Vista e SME organizaram a partir de muitas reflexões esse encontro com bebês, crianças e famílias.  

O acolher foi sendo considerado, a partir da compreensão da complexidade desse processo, o qual o Curriculo de Curitiba norteia as ações. A intenção é garantir o bem estar e segurança para bebês, crianças, famílias e profissionais.

O grande desafio é construir uma escola da infância honesta e amável para todos, a qual respeite as singularidades e os tempos destes. É preciso construir e fortalecer relações com as famílias para que possamos proporcionar um contexto significativo e acolhedor para os bebês e crianças em parceria.

Como profissionais, nos cabe refletir, analisar, interpretar e planejar ações, que perpassem pela compreensão do cotidiano no CMEI, assim como nos inspira Staccioli, (2013), ao qual afirma que é relevante a capacidade do professor e da escola de acolher as crianças de modo personalizado e lidar com suas emoções e as angústias das famílias durante os delicados momentos de separação, de ambientação cotidiana e de construção de novas relações com os colegas e com outros adultos.

Francisco do pré I, ao encontrar a mamãe Andreia no final do dia expressou o seu sentimento no seu primeiro dia no CMEI: " Foi muito bom viver aqui"! Andreia se emociona com as palavras de seu filho, e pergunta se ele gostou da escola nova. Francisco reitera que: "sim, deu tudo certo mamãe!" Ao abraça-lo, Andreia sente-se confortada com as palavras de Francisco e escreve na agenda o seu agradecimento pelo cuidado e carinho a familia.

Nesta perspectiva, compreendemos o acolhimento como algo continuo e singular, ao qual Barbosa (2010) enfatiza que acolher exige dos profissionais atenção, competência e sensibilidade nas relações com os bebês e suas famílias. O qual entendemos tal processo como singular e que o contexto exige olhar, acolhimento, sustento, contextos investigativos desafiantes, atenção, cuidado, disponibilidade, presença e parceria para que bebês, crianças e famílias ocupem, experenciem e vivam este quintal com amorosidade, respeito, ética e significatividade.

Autor: Ana Beatriz Souza Cerqueira | Fonte: CMEI Irmã Dulce
00461943.jpg
Fragmentos emocionados do nosso retorno 20.02.24
1/54