Encontros de Formação da Educação Infantil e Formação de Pedagogas - NRE TQ

    Publicado por:  Marina Andretta

          E a última semana do mês de maio foi intensa com os encontros de formação dos CMEIs e Escolas da regional Tatuquara. Com os diretores e pedagogos de CMEIs, as discussões tiveram continuidade sobre os “Contextos de Aprendizagem”. A formação contou com a presença da diretora Márcia Fernandes, do CMEI Ciro Frare NRE BN, que de forma generosa compartilhou seu percurso formativo na unidade, como as propostas revelam o cotidiano e como acontece a parceria com os profissionais da unidade, pais e comunidade local. O objetivo do encontro foi atingido pois a necessidade de qualificar os contextos de aprendizagem é uma reflexão que deve acontecer constantemente em nossas unidades.                                                     

          No encontro de formação com os professores de Educação Infantil das nossas escolas, as reflexões foram pautada na importância do registro do planejamento, considerando os saberes e interesses das crianças. Como estratégia formativa, foi realizado estudo do texto: A prática do registro na educação infantil: narrativa, memória, autoria. (Luciana Esmeralda Ostetto). As propostas de atividade em grupo possibilitaram discussões sobre o que é um registro, o que observar e o que fazer para ampliar os saberes e fazeres das crianças.                       

          O ciclo de formações em maio foi finalizado com a formação para pedagogos das escolas.  O encontro contou com a participação da alfabetizadora matemática do NRE TQ, Janaína Rabelo, que contribuiu com orientações sobre a construção do planejamento de ensino e o plano de aula em matemática. A articuladora pedagógica esclareceu que neste momento é necessário que as escolas se organizem para elaboração do planejamento de ensino do segundo trimestre, considerando o diagnóstico da Prova Curitiba e os demais registros realizados no Conselho de Classe, em todos os componentes curriculares.                                                         

 

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: Marina Andretta - Assistente pedagógica
00221542.jpg
Encontro de Formação 7
1/17