Encontro Regional de Faróis do Saber e Bibliotecas com Agentes de Leitura nas 10 Regionais!

    Publicado por:  Gizeli de Fátima Cordeiro Bento

Encontro Regional de Faróis do Saber e Bibliotecas com Agentes de Leitura nas 10 Regionais

 

No dia 18 de Março, foi realizado o encontro Regional de Faróis do Saber e Bibliotecas. Os Gestores da Informação, em conjunto com a Gerência de Faróis, realizaram em suas regionais as orientações do bom funcionamento, organização do ambiente e distribuição do acervo nas unidades da rede.

Os agentes de leitura foram recepcionadas com uma linda mediação do livro premiado: “Vozes no Parque” - Anthony Browne ou “Os Vizinhos” – Einat de Tsarfati.

Foi apresentado a composição da rede Municipal de Bibliotecas Escolares que é instituída pelo Decreto nº 376/2007: 150 bibliotecas escolares; 32 Faróis do Saber e Inovação; 9 Faróis do Saber em praça; 3 bibliotecas temáticas e 1 biblioteca especializada. Acervo de aproximadamente, 1 milhão de livros.

Na sequência, houve um momento de reflexão acerca do que é a Biblioteca Escolar / Farol do Saber na Rede Municipal de Ensino:

“biblioteca é a porta de entrada para o conhecimento, fornece as     condições básicas para o aprendizado permanente, autonomia das decisões e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”. (PIMENTEL, 2009, p.21). 

 

“a Biblioteca Escolar habita os estudantes para a aprendizagem ao longo da vida e desenvolve a imaginação, preparando-os para viver como cidadãos responsáveis”. (UNESCO/IFLA, 2000)

 

“a biblioteca cumpre importante papel dentro da escola, espaço vivo em construção permanente que leva seus frequentadores a expandirem as experiências, conhecimento e sensibilidade. O processo de formação de leitores é um longo percurso e ocorre por meio da mediação e pela interação com diferentes suportes e gêneros discursivos(SME,2022).

 

Diante dessa reflexão rever e olhar o espaço da biblioteca/ Farol com outras perspectivas, um lugar organizado, atrativo, que apresenta o acervo de maneira diversificada, favorecendo o acesso, a busca pelas informações e o desenvolvimento do conhecimento.

Os Agentes de Leitura terão, nesse primeiro semestre, diversas formações como: Paradas Literárias (online); Percursos Literários nas Bibliotecas e Faróis do Saber; Aulas de campo Culturais; Curso:  Leitura, Literatura e Laços Afetivos: Encontros e encantamentos com crianças bem pequenas.

Um momento rico de muitas trocas e reencontros!

Autor: Gizeli de Fátima Cordeiro Bento | Fonte: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas
00334702.jpeg
Encontro Regional de Faróis do Saber e Bibliotecas com Agentes de Leitura nas 10 Regionais
1/13