Encontro Intergeracional

    Publicado por:  Katelyn Patrice Baroni

 

ENCONTRO INTERGERACIONAL

 

O encontro de diferentes grupos geracionais possibilita a apropriação da cultura acumulada pelas gerações anteriores a partir de suas interações e experiências vivenciadas. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Linhas do Conhecimento, promove aulas de campo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), em diferentes Núcleos Regionais de Educação (NREs).

Durante os anos de 2018 e 2019, participaram da proposta 1.500 estudantes e 128 docentes, contribuindo com o fortalecimento de vínculos entre crianças e pessoas idosas, oportunizando aos participantes momentos de interação em atividades de interesse comum, em ações cooperativas, mediadas por profissionais em um ambiente de respeito e acolhimento. Devido à pandemia, e prezando pela segurança das crianças, estudantes e idosos, essa ação segue suspensa.

No entanto, a EM Madre Antônia (NRE CJ) abraçou com muito carinho a informação de que os idosos do Lar Recanto do Tarumã, localizado ao lado da escola, sentiram falta do “burburinho” das crianças durante o período de pandemia e, diante disso, passou a desenvolver o projeto “Reconstruindo Relações Além do Muro”, onde serão promovidos momentos de troca de experiências, cantoria e homenagens por sobre o muro.

Com toda segurança, as crianças de um lado e os idosos do outro, poderão vivenciar uma ação intergeracional com o intuito de amenizar as saudades de ambos. Será um movimento com momentos distintos a partir do mês de outubro.

Para contextualizar a ação com as crianças e estudantes a escola promoveu, no sábado dia 18/09, um momento lúdico durante o encontro on-line de integração com as famílias: para abordar a temática de diferentes gerações foi realizado um momento de contação com a história “A Liga dos Dragões Extraordinários”, que aborda sobre o que acontece com os dragões depois que eles envelhecem e tudo o que ensinam para os dragões mais jovens.

Seguimos ansiosos aguardando o momento de interação entre os estudantes da unidade e os idosos do Lar Recanto do Tarumã!

Autor: Programa Linhas do Conhecimento | Fonte: Programa Linhas do Conhecimento
00316172.jpg
PROGRAMA LINHAS DO CONHECIMENTO
1/5