ENCONTRO FORMATIVO

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

E hoje, tivemos nosso encontro formativo junto das pedagogas que atuam nas escolas do NRE Portão.

Durante este ano, nossas formações foram planejadas de acordo com o projeto de curso "A função da escola nos ciclos de aprendizagem". Os encontros foram por vídeo conferências e atividades, que foram sendo retomadas nos encontros mensais. Nas pautas de acompanhamento pedagógico, discutimos as concepções do conhecimento e papel da escola para a promoção da aprendizagem à todos os estudantes na tríade: currículo, planejamento e avaliação. Também articulamos a troca de saberes e experiências educativas entre as unidades escolares, dialogamos sobre a qualificação da prática pedagógica e atribuições da pedagogia escolar nos ciclos de aprendizagem, na avaliação e na articulação do Projeto Político Pedagógico.

Hoje, nosso encontro se deu de forma presencial. Iniciamos com o momento cultural sobre o escritor Moacyr Scliar e a leitura de um de seus contos do livro "Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar". Nosso estudo foi organizado pautado na leitura do texto "O Compromisso do Profissional com a sociedade" capítulo do livro Educação e Mudança de Paulo Freire. Nossas reflexões durante os estudos foram sobre o compromisso com a elaboração e consolidação do Projeto Político Pedagógico de todos os profissionais em um processo de ação e reflexão, para a transformação da realidade, com olhar atento, responsável e comprometido com a comunidade escolar.

Agradecemos a participação e o envolvimento de todas as pedagogas em nossos encontros formativos!

Agradecemos a presença das pedagogas de referência do DEF, Danielle Lisboa e Elisandra Schwanka

Faço um agradecimento especial a Articuladora Pedagógica do NRE-PR Professora Vanessa Caroline da Silva e da equipe de pedagogas referência, composta por Alda Luz, Andrea Hey, Renata Patricia Perazolo , Zuleica A. G. Santos e Odete Do Carmo pelo engajamento no trabalho , sempre fortalecendo as ações junto às unidades.

 

"Se de seu compromisso como homem, como já vimos, não pode fugir, fora deste compromisso verdadeiro com o mundo e com os homens, que é solidariedade com eles para a incessante procura da humanização, seu compromisso como profissional, além de tudo isso, é uma dívida que assumiu ao fazer-se profissional" (FREIRE, 2007, p.20).

 

Autor: NREPR | Fonte: DENISE LUCIENE LINPINSKI RUTKOSKI
00322620.jpg
FORMAÇÃO
1/3