ENCANTOS DO BOSQUE
Em nosso cotidiano as crianças tem a possibilidade de brincar e interagir nos espaços ao ar livre. E nesta relação de amor que a criança tem com a natureza contemplamos o seu encantamento pelo ambiente natural do qual ela pertence. Neste espaço podemos encontrar também os estímulos naturais para que elas desenvolvam seu potencial humano e criativo, pois ao se colocar em contato com os processos da natureza e a reconhecer neles o movimento e ritmo, ela também se inspiraria a se desenvolver como natureza humana.
Ar é movimento, leveza e expansão. Quando a criança brinca com o ar, o corpo e a alma se ampliam, e a imaginação é ativada.
Iniciamos as atividades observando o balanço das árvores, o movimento das nuvens e como em toda natureza podíamos observar o ar em movimento, em sua forma mais visível, o vento.
Com a ideia das crianças construímos uma brincadeira usando um lençol, onde as crianças colocaram muitas folhas secas e com um movimento de balançar para cima e para baixo as folhas em contato com o vento faziam um lindo movimento no ar, as crianças adoraram a experiência as folhas caiam lentamente sobre suas cabeças e se espalhavam pelo chão novamente, as risadas eram contagiantes e logo toda a turma queria segurar no lençol, muitas risadas e gritos de alegria se espalharam pelo bosque, como o vento se intensificou as crianças começaram a simplesmente juntar as folhas do chão e jogavam para cima e uma grande chuva de folhas se formou .
Centro Municipal de Educação Infantil Jardim Aliança turma:Pré II-B
Autora: Marilene Vieira da Silva
Poesia: A Beleza da Natureza
Num dia lindo
Crianças sorrindo
Pelos galhos dançando
Com o vento soprando
Muita alegria e magia
Tudo se transformando em poesia
O canto do vento a as folhas a rodopiar
Para as crianças festejar...
Um lençol para balançar
Uma chuva de folhas a se movimentar
Quanta beleza e leveza
Neste encontro com a natureza
Um bosque encantador
Num lugar de amor
Um mundo pode mudar
Se cada criança eu alcançar.
Autora: Gesiane do Rocio Fontoura
Autor:
Jardim Aliança, CMEI
|
Fonte:
FERNANDA SAYURI MATUMOTO