Empoderamento Feminino - CMEI Fani Lerner promove ações de valorização da mulher

    Publicado por:  Marina Andretta

 

Empoderamento feminino! Este é o tema de uma proposta de trabalho, que foi desenvolvida e organizada no segundo semestre no CMEI Fani Lerner, que traz a  valorização das mulheres na sociedade atual.

Por meio de pesquisas, da participação das famílias e da mediação das professoras, pedagogas e diretora, os trabalhos deram vida e voz a mulheres de diferentes partes do próprio CMEI e do mundo. A proposta iniciou-se com a pesquisa de personalidades femininas do Brasil e do mundo, que tiveram papel relevante em sua área de atuação, nas artes, na dança, na educação, por exemplo. Em seguida, as atividades foram direcionadas para a observação e destaque da importância do papel das mulheres que estão ao nosso redor no dia a dia, na família e no CMEI.

A partir da preocupação da equipe em efetivar os objetivos propostos no plano de ação do CMEI, no eixo Educação em Direitos Humanos. Houve o cuidado de se pensar de que maneiras tratariam do tema Relações de Gênero e de assuntos graves, como a violência contra a mulher, falando com crianças tão pequenas. O enfoque foi dado a ações que mais resultam na mudança efetiva de comportamento e no incentivo à criação de uma cultura onde não haja situações de violência, através da prevenção.  

“Destacando direitos, valorizando a identidade e a autoestima das profissionais da unidade, mães e  mulheres que fazem parte da vida das crianças, um tema bastante sério se tornou acessível. Para além de conhecerem as grandes mulheres do cenário artístico e cultural no mundo, a proposta é levá-los a refletir sobre quem são as grandes mulheres que diariamente fazem parte das nossas vidas”, nos informa a diretora do CMEI, Adriana Pereira da Cruz. É nesta perspectiva, da valorização da mulher, da identificação de seus espaços e das possibilidades de ampliação destes, é que buscaram contribuir para a formação humana, mais especificamente, a Educação em Direitos Humanos para a cidadania. 

Na segunda-feira, dia 23/09/19, foi realizada uma ação para promover a valorização e a autoestima das mulheres e mães que fazem parte do CMEI. Esta ação buscou incentivar  e reforçar a importância que elas têm na sociedade, lembrando a todos o cuidado, o carinho e o respeito com que devem ser tratadas. 

Todas as turmas da Unidade fizeram parte desse trabalho:

Berçário II:  "Mulheres do nosso CMEI" – Cartaz representando todas as mulheres que trabalham no CMEI, das professoras Vaniela de Siqueira Silva, Raquel Sampaio Borges e Michele Rodrigues de Macedo;

Maternal I A - a personalidade de detaque dessa turma foi Tarsila do Amaral", as crianças tiveram contato com suas obras e conheceram um pouco sobre sua vida, das professoras Cristiane Batista da Silva ,  Iolanda de Paulo da Luz e Sirlaine  Aparecida dos Santos;

Maternal I B - Trouxe as mulheres da música Popular Brasileira e o trabalho realizado pela Zilda Arns na saúde das crianças, das professoras Analucia Silva dos Santos , Luci L. Lopes e Rosimeri Alves de Oliveira.

Maternal II A - com o tema: Moda e vestimentas das mulheres em outros tempos. A moda é você quem faz, o padrão de beleza é você se sentir bem!  “Numa sociedade que lucra com a insegurança, gostar de si mesma é um ato de rebeldia. Eu sou uma mulher com pensamentos, questões e coisas a dizer!”. Valorizaram também a Obra Abaporu de Tarsila do Amaral" das professoras Silvania Soares dos Santos Silva , Ivanete de Azevedo Neiva da Silva e Cristiana  Pereira Neiva Vitalino.

Maternal II B -  com o tema "Mulheres de garra", em homenagem á professora Heley de Abreu Silva Batista, que morreu ao salvar 25 crianças de um incêndio criminoso em Minas Gerais, em 2017, valorizaram também as mulheres guerreiras que fazem parte da vida das crianças dessa turma, das professoras Ana Paula Xavier de Morais, Adriane de Almeida Damasceno e Silvia do Rocio Santos Alboneti. 

Pré Único, com o tema: "Mulheres super poderosas do mundo, Malala, Ana Maria Botafogo, Frida Khalo, e,  do meu mundo, quem é ela?", com a escolha da mulher super poderosa na família de cada criança e a escrita de textos pelas famílias para homenagear a sua mulher super poderosa. Turma das professoras Fernanda Alves de Oliveira, Sandra Ferreira da Costa e  Sibeli Aparecida Quirino. 

Pré II B: com o tema "Grandes Histórias / Grandes Mulheres" e a homenagem à Efigênia Rolim, poeta e artista plástica brasileira, turma das professoras Ana Maria Baiak da Silva e Carla Daniele Borges;

Contaram ainda com o auxílio das professoras: Elizabeth de Figueiredo Cubis, Aparecida da Silva Santos , Ivete da Silva Oliveira Santos , Laryssa Maceno Lopes Stocco e Sonia Regina Miranda e as pedagogas Gerbina Maria dos Santo Balsa  e Márcia Adriane Falat  Tortato.

Destacamos e parabenizamos os trabalhos desenvolvidos pelas crianças e profissionais da unidade, com a participação de suas famílias e de todos os envolvidos. 

Autor: NRE Tatuquara | Fonte: Marina Andretta - Assistente pedagógica
00246746.jpg
FANI 3
1/26