Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

EMPATIA: Um mundo melhor também depende da nossa escola.

    Publicado por:  Samila Evelin Garai Fernandes

Desde o começo do ano letivo a Professora Geruza Canton  participa com os estudantes do Projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo. Todos os meses a professora e os estudantes são desafiados a cumprir algumas missões que ajudam a enriquecer o trabalho realizado dentro da escola.

No mês de Outubro o desafio foi envolver os estudantes de forma mais significativa a se colocarem no lugar do outro, desenvolvendo ainda mais a empatia que é um tema tão presente e importante nos dias atuais, além de fazer parte de uma das competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Segundo a Professora Geruza Canton, " a escola também é um espaço para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, por isso devemos estimular os nossos estudantes a pensar no sentimentos alheios reconhecendo e lidando com os seus sentimentos e os sentimentos dos outros, desenvolvendo o conceito de empatia."

Veja algumas dicas que os estudantes da Escola Municipal Pilarzinho trabalharam para desenvolver a habilidade da empatia:Se colocar no lugar do outro; Dar prioridade aos problemas dos outros; Não julgar sem saber; Ser gentil se não puder ajudar no momento; Aceitar e respeitar o outro como ele é.

O Ler e Pensar sugeriu que os estudantes fizessem vídeos com depoimentos sobre a importância de agir com empatia e como eles se sentem ao fazerem isso pelo próximo.

Confira os vídeos.

https://youtu.be/y1VhddvBnzc

https://youtu.be/gsPBiNt2mnY

https://youtu.be/6rLCO-6DdPQ

https://youtu.be/fDFk8clAofY

https://youtu.be/nDLzKQPR5HM

Autor: SÂMILA FERNANDES | Fonte: Pilarzinho, EM
00253063.jpg
EMPATIA
1/7