A infância da criança é marcada pelo tempo em que vive. Hoje vivemos na era da informação, da tecnologia. Nos dias atuais é comum encontrar crianças que não conseguem a amarrar os sapatos navegando na internet, filmando ou fotografando facilmente pelo smartphones ou tablets. Essa é a característica atual da nossa geração.
A educação não pode estar à margem da cultura, sendo assim, é importante que a tecnologia esteja presente no cotidiano das instituições educativas.
A prefeitura Municipal de Curitiba busca proporcionar uma educação integral para as crianças, pensando nisso, disponibilizou tablets que será utilizado como uma das ferramentas de ensino. Com eles será possível realizar determinadas ações como fotografar, filmar, desenhar e jogar. O papel do professor será fundamental no planejamento dessas ações.
Para as crianças, o mundo tecnológico, é um mundo de descobertas, de expressões e desafios, cabe ao professor e aos pais orientá-los durante o uso.
No CMEI Miguel Arraes as crianças do Pré I e Pré II tiveram seu primeiro contato com os tablets essa semana. Foi um momento de descobertas, as crianças utilizaram para fotografar e desenhar. Outros momentos serão ofertados com o aparelho, todos eles com muito planejamento e cuidado, considerando uma proposta que visa contribuir com a aprendizagem das crianças.
Autor:
Miguel Arraes, CMEI
|
Fonte:
Priscila Mariana