Em SP, capitais compartilham boas práticas

    Publicado por:  Maria Duarte

O Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira (6/10) no Expo São Paulo, durante o último dia do IX Encontro Nacional das Cidades Educadoras. O Consec, presidido por Curitiba, foi criado durante a pandemia da Covid-19 para tratar as questões e desafios comuns às grandes cidades, especialmente na recomposição das aprendizagens e desafios durante a retomada das aulas presenciais.

As articulações que agregaram os gestores das capitais começaram por iniciativa de Curitiba. Participaram do evento os secretários municipais de Educação das capitais: Fernando Padula (São Paulo), anfitrião no evento, Renan Ferreirinha (Rio de Janeiro), Gláucia Negreiros (Porto Velho), Frederico Amâncio (Recife), Maria Sílvia Bacila (Curitiba), Roberta Rodrigues (Belo Horizonte), Edilene Machado (Cuiabá), Antonia Freitas (Fortaleza), Nahiba Bestene (Rio Branco) e Juliana Roshner (Vitória). 

A secretária de Curitiba também exerce a presidência do Consec. Ela reforçou a importância do conselho para o compartilhamento de experiências e boas práticas em educação. “O objetivo do Consec é reunir forças entre os secretários de capitais, que compartilham os desafios comuns das grandes cidades brasileiras. Saímos de um lugar solitário e hoje estamos fortalecidos nessa nova entidade”, disse Maria Sílvia. “Nossa intenção é garantir o direito à educação e segurança para todos e, para isso, estamos debatendo projetos, protocolos sanitários e pedagógicos”, complementou.

Renan Ferreirinha, secretário de educação do Rio de Janeiro e vice-presidente do Consec, acredita que as trocas que acontecem no conselho geram um aprendizado diário. “A construção do Consec foi muito orgânica. Quando a gente sabe que tem outros parceiros pelo Brasil que estão com alguma iniciativa que está fazendo mais sentido, isso nos incentiva e minimiza tentativas e erros. O Ministério da Educação enxerga no Consec uma forma de diálogo com as capitais, onde nós temos alguns problemas que são mais concentrados e podem ser resolvidos”, conta Ferreirinha.

Para Frederico Amâncio, secretário de educação de Recife e também vice-presidente do Consec, o espaço criado pelo conselho é muito importante. “A experiência de troca entre as capitais é a experiência mais poderosa que o Consec criou. A gente tem aprendido muito e ajudado muito a todos,” observou.

A secretária e educação de Porto Velho, Gláucia Negreiros reforçou a importância da nova entidade. “As políticas públicas precisam considerar as especificidades de cada lugar e as capitais têm desafios muito particulares, que iremos discutir entre os conselheiros de todo país”, defendeu.

Desde o início de 2022, antes de culminar na formalização do Consec, o grupo de secretários vêm se encontrando periodicamente, com agendas de visitas técnicas temáticas às capitais, imersões de troca de experiências e aprendizados sobre as gestões locais em educação. Curitiba, por exemplo, compartilhou com secretários de educação de outros estados suas experiências em inovação e tecnologia para educação.

Autor: SME | Fonte: SME
00443450.jpg
Encontros do grupos são periódicos
1/1