"Vincular o parecer a proposta pedagógica, aos planos de estudos e aos planos de trabalho nos auxiliam para criarmos estratégias para a superação das dificuldades (tanto para família, quanto para escola)".
Registrar significa estabelecer uma relação teórico/prática sobre as vivências, os avanços, as dificuldades, oferecendo subsídios para encaminhamentos, sugestões e possibilidades de intervenção para pais, educadores e para o próprio aluno. O registro constante permite uma observação mais fundamentada sobre os avanços dos alunos, revelando a trajetória da aprendizagem (o que aprenderam, como e o que falta aprender), estabelecendo pontos de chegada para cada período de avaliação.
Os professores ao elaborarem os pareceres descritivos, prestam atenção em todos os alunos e em cada um em especial, reúnem o máximo de informações possíveis sobre o aluno, tanto no contexto individual quanto nas suas relações com o meio; Consideraram os instrumentos de avaliação; prioriza, o desenvolvimento nos aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
Autor:
CEI Jorn. Cláudio Abramo, EM
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Fonte:
Maria Cristina