ELABOARAÇÃO DOS KITS PEDAGÓGICOS

    Publicado por:  Dirce da Silva Correia Parise

OS KITS

Ao longo desse tempo de Pandemia levantamos muitos questionamentos e discussões sobre como nos fazer presentes com as crianças e suas famílias. Desde o início, foram confeccionadas uma série de propostas e as maiores preocupações, foram sempre, levar carinho, encontros, afetos, brincadeiras, desafios e aprendizagens.

Temos em mente que tudo deve ser feito com qualidade e somado a isso, intencionalidade, continuidade e acolhimento, tanto para as crianças, quanto para as famílias, garantindo os direitos de aprendizagem, conscientes de que, mesmo diante de um contexto diferenciado, o futuro depende do que fizermos agora, como diz Severino Antonio, (apud Caderno da SEP, p 08, 2021). Assim, além de desafiadoras, estas propostas precisavam ser sensíveis aos que estariam ao redor, cuidando ou mediando as crianças: pais, avôs, tios, irmãos ou outras pessoas, fácil? Não! Ainda estamos aprendendo, inventando e realizando, considerando as necessidades das crianças e suas famílias.

Neste percurso, a equipe tem se preocupado em fazer-se entender da melhor maneira possível e para isso, cada kit pedagógico é acompanhado de consignas e explicações, vídeos informativos, áudios e também o Jornal “Nossa História”, com muitas outras informações que reforçam esta comunicação. Quanto aos kits, até a  finalização das propostas, são realizadas muitas reuniões de formação e conversas  de orientação com a Diretora, Pedagoga e equipes para definição do que será melhor para as crianças, até mesmo para definição dos materiais. Assim, em muitos momentos são utilizados, elementos da natureza, papeis para as consignas materiais como, tecidos, lã, Cds, botões, histórias, embalagens, sacolas de papel, caixas, madeira, papelão e outros tantos. Muitos desses materiais são retirados e obtidos no CMEI, nas residências das professoras e seus familiares e confeccionados na própria instituição, observando os protocolos de segurança ou são levados para casa, onde até os familiares das professoras auxiliam na preparação. É muito empenho

No dia marcado, havendo um bom tempo, os kits são expostos no espaço externo do “Deck” do CMEI,  no refeitório ou mesmo no corredor, onde as famílias chegam, retiram e levam para casa, pacotes de amor e carinho, que fazem diferença na vida das crianças e seus familiares. Seguem algumas imagens de nossa prática.

 

Autor: ALVAIDES R. FELDKIRCHER | Fonte: CMEI BAIRRO NOVO
00299273.jpeg
VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE A ELABORAÇÃO DOS KITS PEDAGÓGICOS
1/18