Educando Sabores, Despertando Consciência!

    Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins

Depois de apresentar o Projeto Educando Sabores no III Fórum Curitibano de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, realizado no dia 06 de julho, a equipe de Práticas de Educação Ambiental da Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto iniciou as atividades do segundo semestre com muito empenho e dedicação.

A Professora Eloisa Nonnenmacher Scremim, precursora do projeto na escola desde o início do ano letivo, semanalmente tem trazido para as suas aulas vários alimentos como batata-doce, aveia, hortelã, camomila, mel, limão, laranja, entre outros, para desenvolver receitas culinárias deliciosas e saudáveis com as turmas do 1° ano C, 2° anos B e C e 3° ano B. Na horta a Professora tem plantado junto com os estudantes temperos e hortaliças que tem sido ofertados para os profissionais da escola por valores simbólicos que são revertidos para a manutenção do espaço. Além das práticas culinárias, a Professora tem oportunizado momentos de brincadeiras de faz-de-conta e jogos, como o boliche das frutas. Agora, especificadamente no segundo semestre, a Professora Eloísa tem discutido com os seus estudantes questões sobre a fome, desnutrição e pobreza e as turmas já se preparam para expor o resultados de suas reflexões no Seminário de Direitos Humanos a ser realizado no dia 24 de setembro. A estudante Amanda do 2° ano B alerta: “Ninguém merece passar fome. ”

Assim como a Professora Eloísa, a Professora Marcia Goreti Stelmachuck Lucas, também tem desenvolvido culinárias saudáveis e deliciosas com as crianças dos 1° anos A e B, 2° ano A e 3° ano A. As receitas têm sido registradas no “Meu caderno de receitas culinárias” que será entregue para os estudantes no final do ano letivo. Além das brincadeiras de faz-de-conta, a Professora Márcia tem promovido reflexões sobre o lixo e suas consequências no meio ambiente, bem como a necessidade da separação dos resíduos orgânicos e recicláveis. Na última sexta-feira (30) a Professora preparou uma atividade muito carinhosa para as crianças: tendo em vista que, muitos dos nossos estudantes, tem convívio diário com as avós e avôs, e haja vista que, todo mundo tem aquela comidinha que só a vovó ou vovô sabe fazer, a escola convida as vovós e vovôs que, por ventura, tenham uma receita especial, para compartilhar com a escola, e, quem sabe, preparar a receita para a turma do seu neto. Já pensou que delícia seria receber as vovós e vovôs na nossa escola?

Já a Professora Sandra Rissardi, que atua com os 4° anos A e B e com o 5° ano A, tem realizado com os estudantes pesquisas no laboratório de informática a respeito do valor nutricional do cardápio do almoço escolar. A Professora realizou atividades muito divertidas e dinâmicas que enfatizaram o cardápio “ideal” e o cardápio “real”. Muitas informações foram trazidas para a sala de aula, discutidas e refletidas com os estudantes. Das discussões nasceu o boneco gigante feito de caixas de papelão que ficou em exposição no pátio escolar. Além da análise do cardápio do almoço escolar, os estudantes têm descoberto os benefícios dos chás medicinais e as possibilidades de reaproveitamento de alimentos como cascas e sementes de frutas e legumes, além de colaborar com os estudantes do ciclo I com a limpeza e manutenção da horta escolar. De acordo com a Professora Sandra Rissardi: “Por meio do trabalho de conscientização realizado com as crianças na escola, será mais fácil despertar essa consciência nas famílias também, visto que, quando se fala em alimentação saudável significa comer bem e não comer demais. ”

Na última quarta-feira (28) os estudantes do 4° ano A foram, acompanhados pela Professora Sandra Rissardi e pela Pedagoga do contraturno Andréa Janaína Assumpção, visitar a Horta do Comunitária do Paraná, no bairro Tatuquara, pelo Programas Linhas do Conhecimento. Lá os estudantes observaram como se dá o processo de plantio, colheita e manutenção de uma horta comunitária e  deliciaram-se com legumes e verduras fresquinhos. Cabe mencionar que a Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto foi a primeira escola a visitar essa horta. Ficamos muito felizes com esse privilégio!

Com o empenho e dedicação dessa equipe maravilhosa a alimentação saudável dos nossos estudantes está garantida!

Autor: Sofia Caroline Weiber Martins | Fonte: CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM
00238665.jpg
Educação Ambiental
1/8