Os professores da rede municipal de ensino passam a contar este ano com a nova edição dos Cadernos Pedagógicos de Unidades Curriculares de Transição 2021/2022, materiais técnicos desenvolvidos pela equipe do Departamento de Ensino Fundamental com base na produção das crianças e estudantes.
O lançamento integra a programação da Secretaria Municipal da Educação alusiva aos 329 anos de Curitiba. O objetivo é ampliar e aprofundar as ações curriculares do período de transição dos anos letivos de 2021 e 2022.
Os primeiros cadernos foram lançados no início de 2021, com base na produção dos estudantes durante a pandemia, iniciada em 2020. O ano letivo de 2020, iniciado em fevereiro, foi quase inteiro no formato de ensino remoto, pois o isolamento social começou já em março.
“Desde o início da pandemia nós mapeamos a aprendizagem das crianças ao longo de 2020 e elaboramos um grande material para 2021, fruto de um trabalho minucioso. Foram 22 volumes de todas as áreas do conhecimento do Ensino Fundamental. Em 2021, a partir do segundo semestre, começamos com o formato híbrido e da mesma maneira a produção dos estudantes foi acompanhada e rendeu estes novos 17 volumes”, esclareceu a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Os cadernos de transição foram elaborados a partir de dois eixos principais: as propostas metodológicas para a continuidade de transição e o eixo da aprendizagem a partir de diferentes níveis. Incluem as disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Arte, Ciências e demais componentes curriculares, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA) e inclusão.
A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, destacou que os novos volumes são uma continuidade do trabalho iniciado em 2020. “A construção dos cadernos é fruto de um grande desafio, e de uma superação”, disse Simone.
Os cadernos subsidiam o trabalho do professor em sala de aula. E cada um trabalha os conteúdos conforme a necessidade de seus estudantes.
Presenças
Também participaram da live de lançamento os superintendentes de Gestão Educacional, Andressa Pereira; e Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a gerente do Currículo, Luciana Zaidan; e a gerente da Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano.
Autor:
SME
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Fonte:
SME