Educação integral: SME lança novo referencial

    Publicado por:  Maria Duarte

O Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação apresentou, nesta segunda-feira (25/4), o novo referencial da Educação Integral em Tempo Ampliado: Caderno das Práticas Educativas Integradas.

O material apresenta apontamentos sobre o trabalho realizado no tempo ampliado com uma proposta integrada entre as práticas educativas, e abre as formações sobre o tema.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participou do lançamento do referencial, transmitido pelo canal da SME no YouTube.

“Este brilhante material faz parte do currículo da rede municipal. Sabemos o quanto é um desafio trabalharmos a perspectiva integrada do conhecimento, fico muito feliz com este novo caderno”, disse a secretária.

“Cada um, à medida em que começar a utilizá-lo, talvez desenvolva na primeira vez como está aqui, e depois já vai adaptar para cada realidade, e isso será muito rico. Dessa maneira qualificamos o tempo em que as crianças estão nos nossos espaços”, completou Maria Sílvia.

A diretora do DEF, Simone Zampier, destacou que essa é mais uma Vereda Formativa. “Vamos garantir nosso bem mais precioso, o direito à educação, e que o espaço da escola seja usado para isso”, comentou Simone.

A gerente de Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano, pontuou que o material será disponibilizado no portal da Educação. “Já iniciamos com as formações”, frisou.

Essa formação teve mais de 560 participações no Integrando Saberes apenas no primeiro dia.

O material ficará disponível no site da Educação: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cadernos-de-orientacao-da-educacao-integral/8238

Ampliação da oferta

A rede municipal de ensino curitibana deve ter todas as 185 escolas com oferta do integral até 2024. Atualmente são 108, e o número será ampliado para 125 até o final deste ano, 150 no próximo ano e depois abrangerá todas as unidades.

Em março de 2018, a capital do Paraná já havia atingido, antes do prazo previsto, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas da rede. Eram 92 escolas integrais, o equivalente a 50,2% da meta proposta.

No integral, os estudantes têm acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como práticas do movimento, ciências da natureza, matemática, Língua Portuguesa, entre outras. Também recebem alimentação escolar adequada ao tempo maior em que permanecem na escola.

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/prefeitura-amplia-numero-de-escolas-com-educacao-integral/62514

Autor: SME | Fonte: SME
00341981.jpg
integral
1/1