Para o professor da Educação Infantil desenvolver “coisas” que sejam do interesse das crianças é uma tarefa que cobra um olhar diferenciado e uma escuta atenta. À medida que conhecemos nossas crianças podemos perceber através de apenas um olhar, um turbilhão de sentimentos que podem nortear a construção um planejamento. É como escrever um livro, as páginas nunca estão em branco, elas já possuem histórias antes mesmo de existirem. Adoramos completar essas páginas com lindas histórias, brincadeiras, atividades e possibilidades, sem nos esquecermos de que toda riqueza de informações vem dentro de caixinhas chamadas de “cabeças” e de todo o há elas guardam.
Um dia , fomos questionadas pela irmã de uma criança, que nos disse: Hoje minha irmã vai ter Educação Física? Com certeza sim. Aqui temos Educação Física todos os dias através dos diferentes movimentos que fazemos e exploramos. Temos também Ciências quando observamos uma planta ou um bichinho que simplesmente aparece em nosso solário e nos conduz a um turbilhão de perguntas. Temos Geografia, Música, Língua Portuguesa, Matemática, tanta coisa! Temos experiências, experimentos e aprendizagens. As muitas linguagens das crianças, o olhar que afaga e questiona, o sorriso sincero,o abraço apertado, o “bom dia profe!” todas as manhãs, o carinho na despedida compõem nosso currículo rico, forte e infinito!
Autor:
São José Operário, CMEI
|
Fonte:
Professoras Caroline e Fabiane - M II B