Educação Infantil: Prefeitura já forneceu vaga a 12,4 mil crianças desde o fim do ano passado

    Publicado por:  Maria Duarte

A Secretaria Municipal da Educação chamou, desde o final do ano passado, 12.488 crianças para vagas de zero a três anos, seja em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.

Estão sendo chamadas mais famílias, pois ainda há 1,5 mil vagas para serem preenchidas.

A diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino, explica que ao longo de janeiro foram feitas mais de 2,3 mil ligações telefônicas para as famílias, para distribuição dessas vagas.

“Tentamos contato com cerca de 1,4 mil famílias, porém sem sucesso, para confirmar se aceitam a vaga na unidade apontada pelo município. Pode ser que estejam em férias fora da cidade, enfim, seguimos com as ligações”, esclarece Kelen.

As famílias que já têm a vaga assegurada devem fazer as matrículas das crianças nos dias 3, 4 e 7 deste mês, diretamente nas unidades onde foi confirmada a vaga para a criança.

Nesta terça-feira (1º/2) foram distribuídas vagas às famílias com as quais o Departamento de Educação Infantil não conseguiu contato. Elas são avisadas por e-mail e precisam confirmar que aceitam a vaga na unidade indicada e efetivar a matrícula nos dias 3, 4 e 7. “Caso não exista mais interesse na vaga, o cadastro será cancelado. A família poderá fazer nova escolha a partir do dia 14”, observa Kelen.

Desde o início da atual gestão, a Educação tem promovido diversas estratégias para ampliar o atendimento na educação infantil, elevando o número de vagas de 45 mil para mais de 51 mil.

“Seja com novos CMEIs ou CEIs contratados, o número de matriculados aumenta ano a ano”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Foram entregues à população 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Agora a cidade conta com 230 unidades próprias, além dos contratados.

Mais CEIs

A Prefeitura de Curitiba ampliou para 115 o número de Centros de Educação Infantil contratados. Foram contratadas mais 824 novas vagas para o atendimento de crianças de 0 a 3 anos de idade, resultado de contratos firmados com 25 novos CEIs para prestação de serviços educacionais. Com isso, são 51,4 mil crianças atendidas na Educação Infantil.

A Prefeitura também elevou o valor pago aos CEIs, em setembro do ano passado. O aumento foi de 11,26% nos valores pagos pelo município.

Cadastro On-line

Como é realizado todo final de ano, o Cadastro On-line para solicitação de vagas para crianças de 0 a 3 anos na rede municipal de ensino de Curitiba foi suspenso temporariamente. Será reativado no dia 14/2 para novas solicitações.

O procedimento é feito para que seja feita a distribuição e priorização de vagas das crianças já cadastradas.

O Cadastro On-line, criado em 2019, é necessário para a inclusão de crianças de 0 a 3 anos que ainda não fazem parte da rede pública. Para obter vaga na rede municipal o cadastro deve ser preenchido, via internet, pelo computador ou smartphone. As famílias podem indicar até cinco opções de unidades.

Autor: SME | Fonte: SME
00327546.jpg
Inauguração do CMEI Maria de Lourdes Araujo Canet. Curitiba. 07/08/2020. Foto: Isabella Mayer/SMCS
1/1