Educação Infantil: Prefeitura de Curitiba convoca 340 professores aprovados no concurso

    Publicado por:  Maria Duarte

Os primeiros professores de Educação Infantil que fizeram o concurso de 2022 começaram, nesta segunda-feira (28/8), a etapa de entrega de documentos, conforme estabelece o edital. Esta fase antecede a de nomeação e posse, a partir da qual os profissionais passarão integrar as equipes da Prefeitura de Curitiba no atendimento às crianças da rede pública municipal.

Foram convocados até quarta-feira (30/8), por ordem de classificação, o total de 340 candidatos classificados da lista de pessoas com deficiência (PcD), pretos, pardos e indígenas (PPI) e da ampla concorrência.

As reuniões são realizadas na sede da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), no bairro São Francisco.

Etapas eliminatórias

O grupo foi orientado pelo servidor Claudio Augusto Finotello, da Unidade de Concurso Público do Departamento de Desenvolvimento de Política de Pessoal da Smap. Finotello recomendou aos convocados que ainda têm vínculo profissional, para que não peçam demissão do trabalho atual, pois as etapas do concurso são eliminatórias. “Aguardem a convocação para nomeação e posse para então pedir o desligamento”, afirmou.

A orientação vale também para os que são professores contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS).

Além da análise da documentação estabelecida em edital, os professores agendaram seu exame médico ocupacional. A servidora Sandra Mirian Nascimento, do Departamento de Saúde Ocupacional, destacou a importância de os profissionais respeitarem o horário agendado, para que não sejam desclassificados. Os exames médicos exigidos no edital serão apresentados ao médico no dia e horário marcado.

Expectativa

Aos 28 anos, a professora Aline Drescher foi estagiária de inclusão na rede municipal em 2019 e desde então trabalha na área da educação. Ela está otimista com a oportunidade de trabalhar na Prefeitura de Curitiba. Aline é ex-aluna da rede municipal e descobriu na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, no Tatuquara, onde estudou, o interesse pela educação.

Atualmente ela é contratada de uma escola particular. "Sabemos que a realidade da Prefeitura de Curitiba é outra”, disse ela. Aline planeja fazer o próximo concurso para profissional do magistério, carreira que permite a jornada de 20 horas. A de professor de Educação Infantil é de 40 horas.

Denis Maik Bispo Kowalski, de 31, fez os dois concursos em 2022 – para Educação Infantil e para Docência I. “Enquanto não sou chamado para profissional de magistério, vou assumir a vaga da Educação Infantil”, conta ele, que é professor na rede particular, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

"Tenho expectativa em relação à estrutura, ao salário e à organização do tempo porque sei que a Prefeitura de Curitiba é séria em relação a isso", diz Denis, que descobriu sua vocação quando fazia trabalho voluntário, depois de já estar formado em Tecnologia e Gestão da Qualidade. A descoberta o levou a estudar Pedagogia.

Denis observa ainda que, diferentemente da rede particular, a rede municipal de Curitiba tem uma legislação importante em relação à inclusão.

Outras convocações

Tanto os convocados para esta etapa de entrega de documentos quanto os demais classificados do concurso público devem verificar com regularidade a publicação das convocações, pelo site da Prefeitura de Curitiba.

Autor: SME | Fonte: SME
00433829.jpg
Entrega de documentação dos Professores de Educação Infantil aprovados no Concurso Público de 2022. Curitiba, 28/08/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
1/1