Educação debate estratégias de leitura para estudantes

    Publicado por:  Maria Duarte

Reflexões teóricas envolvendo o currículo de Língua Portuguesa e sugestões práticas sobre compreensão como esse assunto aparece no currículo da rede municipal de ensino desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa é a tônica da palestra “Compreensão leitora no ciclo l: refletindo estratégias de leitura”, organizada pelo Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação.

A iniciativa, que contempla professores e pedagogos que atuam nos anos iniciais, preferencialmente no ciclo l (1º, 2º e 3º anos), ofertou mil vagas, distribuídas em duas turmas.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, fez a abertura dos trabalhos nesta segunda-feira (4/10), e destacou a importância da alfabetização. “A alfabetização é um processo sem fim, quando estamos lendo, quando estamos aprendendo, estamos nos alfabetizando”, frisou a secretária.

A diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier, explicou que o conteúdo foi desenvolvido após muito estudo.

“Temos o compromisso constante de desenvolvermos possibilidades para nossos estudantes”, disse.

Também participaram da abertura o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a gerente de Currículo, Luciana Zaidan.

As palestrantes são as professoras da equipe de Língua Portuguesa, Ana Lucia Maichak de Góis Santos e Cristiane Lopuch Nogueira.

O referencial teórico utilizado na palestra é o currículo do componente curricular Língua Portuguesa, as videoaulas da TV Escola Curitiba ministradas pela equipe e as ações do projeto “De Olho nos Textos”.

“A discussão tem como premissa a promoção de reflexões acerca da compreensão leitora dos estudantes e discussões sobre o eixo Leitura presente no currículo da rede municipal, visando à competência de apreender o texto como construção de conhecimento em diferentes níveis de compreensão, análise e interpretação, com sugestões que auxiliem o desenvolvimento da proficiência leitora dos estudantes”, pontuou Luciana Zaidan.

“De olho nos textos”

É um projeto realizado pela equipe de Língua Portuguesa e tem como meta o avanço da proficiência leitora dos estudantes e a formação continuada dos profissionais.

Os detalhes da programação especial podem ser acessados na página do Ensino Híbrido, no portal da Educação.

 

Autor: SME | Fonte: SME