Educação de Jovens e Adultos: rede municipal apresenta caderno pedagógico e novo livro Escrevivências

    Publicado por:  Maria Duarte

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi destaque na programação desta sexta-feira (14/4) na Secretaria Municipal da Educação.

Professores da EJA, diretores e chefes dos dez Núcleos Regionais se reuniram para o lançamento das Diretrizes Curriculares para a EJA, entrega do Caderno Pedagógico e do Livro “Escrevivências” em contos populares.

Em relação ao currículo, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância de um olhar constante e atento. “Não é algo estanque, deve sempre ser revisitado”, comentou a secretária.

A proposta de construção de um caderno pedagógico para subsidiar as professoras da EJA foi lançada no final de 2019. O objetivo foi apresentar encaminhamentos metodológicos para essa modalidade de ensino, priorizando o trabalho já realizado na rede.

Assim, a Gerência da Educação de Jovens e Adultos lançou o convite para as escolas que ofertam a modalidade EJA para enviarem suas boas práticas a partir de um formulário. No total, 32 escolas se inscreveram e após a submissão foram selecionadas 22 boas práticas.

Também participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; e a gerente da EJA, Maria Gorete Stival Paula.

Matrículas em qualquer época do ano

A rede municipal curitibana conta atualmente com 47 escolas que ofertam a modalidade da EJA.

Jovens e adultos a partir dos 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental Fase I (1º ao 5º ano) podem fazer a matrícula em qualquer época do ano.

O estudante pode concluir seus estudos em até 4 semestres, ou seja, em 2 anos. As aulas são presenciais e nelas são desenvolvidas práticas pedagógicas interdisciplinares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Para a matrícula, o interessado precisa apresentar a carteira de identidade (RG). 

Autor: SME | Fonte: SME