Edifícios de Curitiba com influência francesa são retratados em exposição

    Publicado por:  Priscila Regina Faria Rocha

Uma exposição, que será aberta nesta quarta-feira (24), na Aliança Francesa, em Curitiba, reúne aquarelas que retratam edifícios com influência francesa na capital paranaense. São aproximadamente 60 quadros pintados por artistas que retratam os traços culturais e arquitetônicos da França presentes em Curitiba.

O projeto é de autoria do coletivo ArteATarde, que reúne artistas plásticas, de diferentes estilos, com finalidade de desenhar aspectos culturais e arquitetônicos da cidade de Curitiba, através da observação direta.

A exposição Curitiba Francesa teve como inspiração o “Tour Curitiba Francesa” realizado pela Aliança Francesa em 10 de novembro de 2018.

Os desenhos refizeram o roteiro registrando as 12 edificações, em um total aproximado de 60 aquarelas. De acordo com o coletivo, a produção “faz perceber interessante conjunto arquitetônico e artístico, assim como a valorosa influência francesa para nossa cultura brasileira”. “A ideia e conhecer dos pontos franceses que a cidade oferece, através das aquarelas e o mapa ilustrado e versão em português e francês”.

A abertura da exposição ocorrerá entre 16h e 20 horas desta quarta-feira, na Rua Prudente de Moraes, número 1101, no Centro de Curitiba. As obras de arte ficarão em exposição na Aliança Francesa até o dia 31 de agosto.

Os edifícios com influência francesa retratados nas aquarelas são os seguintes:

1. Pórtico do Passeio Público
2. Catedral de Curitiba
3. Colégio Sion
4. Casa da França
5. Reitoria da UFPR
6. Belvedere
7. Palacete dos Leões
8. Palácio do Batel
9. Capela Santa Maria
10. Espaço Serra verde
11. Aliança Francesa
12. Paço da Liberdade

Serviço:

Abertura: dia 24 de julho, das 16h às 20 horas.

Encerramento: 31 de agosto.

Endereço: Rua Prudente de Moraes,1101, Centro. Aliança Francesa.

Sobre a exposição: são 60 aquarelas pintadas por artistas que retratam edifícios que possuem influência francesa na cidade.

Autor: Educação e Cultura | Fonte: Barulho Curitiba
00229384.jpg
prédio aliança francesa
1/1