EcoExpresso Sanepar - Projeto do rio ao rio

    Publicado por:  Rosani Machado

Nossa escola recebeu o ônibus “Eco Expresso Sanepar – Projeto do rio ao rio”, que leva a todo Paraná, o conhecimento sobre o Ciclo da Água e o Saneamento Ambiental.

O Projeto visa a conscientização dos estudantes, explicando que o uso racional da água que passa por nossas casas e a conservação dos recursos hídricos depende das ações de todos nós.  

O mesmo apresenta os processos executados pela empresa Sanepar para cuidar da água: mananciais, captação, tratamento, distribuição, uso correto, ligações de água e esgoto, tratamento de esgoto e destinação de resíduos urbanos. Tudo isso para garantir a qualidade da água e dos rios.

A visita ao ônibus e as explicações foram direcionadas somente às turmas do 3º ao 5º ano devido à complexidade do conteúdo abordado. Os alunos de 1º e 2º ano apenas fizeram uma passagem pelo ônibus para observação das maquetes e cartazes.

Os estudantes ficaram bastante atentos as explicações dadas pelo biólogo Sérgio Roberto Faria e pelo técnico em Meio Ambiente Luiz Henrique.

Henrique, do 5º ano A, conta que gostou muito da parte da maquete onde mostrava as nascentes dos rios.

O aluno do 5º ano C, Leonardo, diz que gostou da parte da maquete que mostrava como a água é tratada.

E Erick, relata que gostou da explicação do técnico em Meio Ambiente Luiz Henrique e aprendeu como é importante cuidar da nossa água.

Agradecemos as explicações e orientações dos profissionais responsáveis por este projeto, que atenderam nossos alunos com atenção e disponibilidade.

Um pouco mais sobre o Projeto

O EcoExpresso é um centro de educação ambiental itinerante que leva à população informações sobre meio ambiente e saneamento. O ônibus é equipado com uma grande maquete que permite ao visitante conhecer o caminho da água desde a nascente até a sua disposição final, na forma de esgoto tratado. Esse caminho é chamado de Ciclo do Rio ao Rio. 

Além dos processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto. Também apresenta o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

O objetivo do Eco Expresso é fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos e que adote atitudes sustentáveis no dia a dia, como usar água sem desperdiçar, destinar o lixo corretamente e fazer a ligação do imóvel à rede de esgoto de forma adequada.

O EcoExpresso Sanepar, um ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis iluminados e vários outros recursos para disseminar práticas do cuidado com a água, está completando uma centena de cidades visitadas desde a sua criação, em 2014. Circulando por todo o Paraná, suas maquetes demonstram o ciclo da água, desde as nascentes, passando pela formação de rios e barragens para captação de água, por uma estação de tratamento de água, redes e reservatórios de distribuição de água até as residências. 

Desde a sua criação até maio de 2017, o ônibus EcoExpresso já esteve em 97 cidades do estado e atendeu mais de 177 mil pessoas.

do rio ao rio – A representação do ciclo da água, dentro do ônibus, inclui a demonstração do percurso da água residuária, desde a saída das residências, mostrando a diferença entre a rede coletora de esgoto e a de águas pluviais. O trajeto segue até uma estação de tratamento de esgoto, onde é possível entender a diferença entre a bacia utilizada para captação de água para o abastecimento público e a que recebe o efluente dessas estações. Juntamente com o espaço sobre o sistema de tratamento do esgoto estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano, destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura e o tratamento adequado dos resíduos sólidos.

A maquete apresenta ainda uma casa com realidade aumentada e, nela, detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). O uso consciente da água também é explorado.

visitação - Na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, em Curitiba, o ônibus abriu as portas pela primeira vez em dezembro de 2014 para atender 40 alunos do 3º ano da Escola Municipal Padre Durval Secchi, de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Para a coordenadora pedagógica da instituição, Marilene Belão, a visita ao ônibus foi uma ótima oportunidade de fixar a aprendizagem de diversos conteúdos trabalhados em sala de aula.

 FONTE: http://site.sanepar.com.br

 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Escola Leonel Moro