É tempo de Celebrar!

    Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

          Durante esse semestre as crianças foram envolvidas em pesquisas dentro de seus próprios interesses e o percurso dessa aprendizagem está relatada no portfólio da turma, nas ações e produções das crianças! Momentos estes que também estão registrados nas notícias aqui da página.

          Dia 30-11 e na semana de 03 à 07-12, as famílias foram convidadas pelos seus filhos (convite produzido por eles) para virem até o CMEI e prestigiarem a Mostra de trabalhos e entrega de Pareceres Descritivos.

         O berçário pode mostrar a pesquisa de fizeram com cheiros e texturas diferentes (hortelã, alecrim...) O contato com a natureza foi marcante no trabalho e as sensações das crianças foram registradas e compartilhadas...os pais puderam até saborear os chás com os aromas pesquisados pelas crianças.

          A turma do Pré I compartilhou vídeo das crianças apresentando as profissões que pesquisaram. Os pais puderam levar para casa as bolachas feitas com as crianças, junto ao confeiteiro Edimar. O portólio da turma trazia esse percurso e outros trabalhos realizados na turma. O mascote e seus relatos fizeram parte da Mostra.

         O pré II trouxe todas as ações desencadeadas a partir da ideia de fazer um bolo de cenoura. As crianças escreveram quais ingredientes precisariam, foram cada um com a sua lista no mercado próximo ao CMEI (que as crianças já conheciam, por ir com as famílias) realizaram a compra, viram o valor a ser pago e fizeram o bolo no CMEI. Como o interesse no mercado e nas cédulas de dinheiro chamaram atenção, os professores, confeccionaram na sala com as crianças e ajuda das famílias um mercado, com cestinha, caixa registradora e dinheiro, o que ampliou as possibilidades de conhecimento das crianças. Os pais puderam experimentar o bolo dessa receita, que rendeu muitas aprendizagens.

       Os professores do pré único trouxeram para as famílias verem as impressões das crianças sobre todos os passeios realizados (e olha que foram muitos), através de desenhos, relatos no portfólio e Pareceres Descritivos. A pesquisa sobre a sombra foi percebida pelas famílias através da experiência demonstrada na Mostra e imagens! As famílias puderam receber um livro, onde os autores e ilustradores da história foram as próprias crianças. Claro que o livro precisava ser autografado pelo autor, as crianças o fizeram frente a família o que foi extremamente significativo.

      O Maternal I fascinado pelas histórias e personagens, trouxeram seus livros preferidos para a exposição, a bailarina da caixinha de música teve destaque. Outra pesquisa das crianças foi por suportes e riscantes diferentes para produção artística. A obra de arte no azulejo chamou atenção na exposição e foi um presente das crianças às famílias.

       O último dia de exposição foi uma brincadeira só!! O maternal II conheceu algumas obras do pintor Ivan Cruz que retrata várias brincadeiras e algumas não conhecidas pelas crianças, estas foram experimentadas por elas, como telefone sem fio, pé de lata, pião...entre outros! Na exposição as famílias puderam ver imagens dessas experiências e como as crianças participaram das propostas. No portfólio o relato do dia-a-dia no CMEI ilustrando as experiências das crianças. E as famílias puderam recordar as brincadeiras que realizavam, levando um pião para casa.

        Parabéns à equipe que preparou esses momentos com carinho, dedicação e profissionalismo. Um agradecimento especial as famílias que puderam compartilhar com os professores as aprendizagens de suas crianças e conversar sobre seu desenvolvimento.

      Até o Warlley filho da professora Wislla, em licença a maternidade, veio a exposição, o que deixou a turma do pré II eufórica! Confira nas imagens...

 

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Pedagoga Cleonice
00199414.jpg
20181130_072604_HDR.jpg
1/31