Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

É preciso criar uma cultura de preservação.

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

     A educação ambiental é fundamental para uma conscientização das pessoas em relação ao mundo em que vivem para que possam ter cada vez mais qualidade de vida sem desrespeitar o meio ambiente.

     O maior objetivo é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como utilizar dos recursos oferecidos pela natureza sem destruí-lo, criando assim um novo modelo de comportamento na escola, em casa e no trabalho, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

     Trabalhar com projetos de aprendizagem sobre cuidados com o meio ambiente abre na sala de aula um espaço para se desenvolver discussões mais amplas, pesquisas e experiências concretas, favorecendo o aprendizado, dando a oportunidade das pessoas ficarem cientes dos problemas do meio em que vivemos e necessidades do mundo atual, como a compra exagerada de produtos desnecessários e o descarte abusivo de materiais traz suas consequências. Alguns exemplos são as enchentes (resultantes do acúmulo de lixo em rios e córregos, o que acaba obstruindo o fluxo de água para locais de canalização dos rios), contaminação do solo (por causa da decomposição do lixo) e desequilíbrio ecológico (pois a poluição do lixo pode chegar até o oceano e atingir várias espécimes). 

     Devido a todos os problemas citados, a reflexão acerca do descarte inapropriado de lixo no meio ambiente deve ser realizada por todos aqueles que vivem numa sociedade consumista como a atual.

Autor: Caramuru, EM | Fonte: http://www.brasilescola.com/educacao/meio-ambiente
00068180.jpg
Painel sobre o meio ambiente
1/3