É, chegamos ao final de mais um ano...

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

É, chegamos ao final de mais um ano...

No dia 17 de dezembro de 2020 realizamos a entrega dos Kits alimentação, dos Pareceres das crianças e junto foram enviados as nossas amadas crianças, o que poderíamos chamar de objetos brincantes...  

Ano letivo diferente, pede presente de Natal também diferente. 

Normalmente fazíamos parcerias com Instituições para presentear as crianças; ou montávamos uma árvores com os nomes das crianças e então as famílias e comunidade pegavam os nomes da árvore para presentear as crianças, entre outras ações, levando em consideração as questões educacionais.

Sempre procuramos ir na contra mão do capitalismo, buscando presentear nossas crianças, valorizando as brincadeiras que proporcionam experiências significativas as crianças.

Sendo assim, dando continuidade das ações realizadas ao longo do ano, as professoras construíram kits as crianças, com elementos da natureza e materiais de largo alcance, jogos, brincadeiras om imagens das crianças e ainda, mudinhas de suculentas para as crianças cultivarem.

Tudo perfeitamente contextualizado as tantas vivências ao longo do ano: como os girassóis, os alfaces, dos alpistes, os mascotes e tantas propostas; sempre buscamos significar às crianças, valorizando os Direitos de Aprendizagens, que passam pela interação e brincadeiras, tendo presente a estética, a ética, a afetividade; integrando as crianças as pessoas, ao ambiente natural e tudo que está a sua volta.

Agradecemos a parceria da família, que sempre foi importante e necessária e que neste ano, assumiu proporção ainda maior e foram fundamentais na mediação das aprendizagens das crianças.

As vivências e experiências, desse cotidiano do CMEI, tão cheio de descobertas e aventuras aconteceram dentro de casa, com a mediação da família.

Agradecemos a equipe do CMEI que incansavelmente buscaram formas de realizar o trabalho, dentro de suas atribuições, do cuidar e educar indissociado. Elas planejaram, organizaram, fizeram, refletiram, replanejaram e faziam novamente; era necessário pensar no contexto das crianças, das famílias, da pandemia e com propostas significativas as crianças.

Agradecemos a parceria do Núcleo e toda Secretaria da Educação, da Saúde, da Alimentação, as Empresas terceirizadas e todos que estiveram conosco, neste ano. Foi essencial o esforço conjunto de ações na promoção e no respeito aos Direitos Fundamentais das crianças.

O que dizer desse ano...

Fato, não existe saberes acabado. Tudo que tínhamos como certo, inquestionável assumiu novas roupagens, novas formas de fazer, nos clareando ainda a não existência da verdade absoluta; estamos sempre revendo, modificando o olhar, os fazeres no processo inacabado da nossa existência.

Seguimos em constante transformações e aprendemos todos os dias.

No próximo ano, esperamos estar com o CMEI aberto, cheio de barulhos, movimentos de nossas crianças indo, vindo, correndo, pulando, gritando, rindo, chorando, bagunçando.

É assim, o ambiente do CMEI, se for diferente, ou não tem criança, como foi este ano, ou tem criança sem infância.

Que Deus abençoe a todos/as.

Que venha 2021 com muito agito e barulhos; com crianças vivendo plenamente suas infâncias, dentro do CMEI.

Autor: Ivete Bussolo | Fonte: Ivete Bussolo
00284134.jpeg
Entrega de Kit no CMEI
1/37