Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

É brincando que se aprende

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

    Professora Fernanda iniciou atividade apresentando a brincadeira “Amarelinha Africana” no pátio da escola. Dispôs a turma em roda envolta do tapete no qual pularam. No retorno para a sala alunos foram questionados quanto as letras da palavra AMARELINHA. Trabalharam com as letras separadas, depois com as sílabas, formaram novas palavras utilizando as mesmas sílabas de "amarelinha". Na Matemática exploraram a sequência numérica e situações-problema finalizando foram levados ao pátio da escola para desenharem diferentes amarelinhas no chão, utilizando giz de quadro.

     Professora Eliane colocou a música “Amarelinha” cantada pela Xuxa (compositores Zé Henrique e Fred Pereira). Apresentou o rádio (confeccionado com material reciclável) que cada aluno está levando para casa juntamente com as letras das músicas já trabalhadas neste ano e um caderno de registro para escreverem o que acharam desta experiência. Eles cantam e fazem a leitura das letras para seus pais. Os relatos estão sendo lidos para a turma diariamente. 

     Essas atividades foram desenvolvidadas pela Turma 1º ano C - Professoras Fernanda e Eliane "Brincar, desafia, estimula e aumenta o raciocínio, faz com que as crianças busquem respostas diferentes para a mesma pergunta, permite que as crianças recorram ao suas próprias estratégias de pensamento para solucionar questões, a perder e a ganhar  e sempre respeitar o adversário, independente resultado do jogo. Leia mais no site abaixo.

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/58756/e-brincando-que-se-aprende#ixzz3sKK6TNbi

Autor: Caramuru, EM | Fonte: epa
00092849.jpg
Professora Fernanda explicando a atividade.
1/9