E as crianças estão voltando !!!

Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

Elas foram chegando de mãozinha dadas com o papai, ou a mamãe; a alegria expressadas aos olhos; as meninas com os cabelos tão bem penteados, presos com fitas, laços, tiaras, presilhas, os vestidos rodados, shorts e blusa, calçados impecáveis... Os meninos com os topetes, moicanos, as roupas combinando. As máscaras então, foi um festival de estampas de gatinhos, cachorrinho, do herói preferido, trazendo um charme a mais para ocasião.

O comportamento, a aparência das crianças, demonstravam que era um dia muito importante e que a ocasião pediam a melhor roupa. Sim, elas poderiam ter vindo com qualquer roupas, mas elas escolheram as suas preferidas, para ir ao local em que estavam com muitas saudades; e foi um tal de oi amiguinha, amiguinho, professora, o corpinho as vezes tendia para ir em direção de um abraço, mas elas sabiam que não podiam abraça.

A Lívia, me disse – Ivete, sabe que caiu o meu dente, eu expressei admiração por ela já estar trocando os dentinhos. Ela disse – quando o corona vírus acabar, vou mostrar para você. Então lembrei, que talvez quando for possível ela tirar a máscara, o outro dente já teria crescido. Então sugeri a mãe para ela se afastar e tirar um pouquinho a máscara para eu ver o vãozinho sem o dente.

Organizamos o acolhimento da criança, acompanhada por um responsável dos grupos A e B, em 24 sub grupos. Levando em consideração o 50% da capacidade, uma vez que veio 1 adulto acompanhando a criança, dividimos o grupo, isto é a turma em 2 sub grupos.

No dia 18/02 acolhemos os grupos da turma A. Realizamos três reuniões no período da manhã e três no período da tarde e no dia 19/02 acolhemos o grupo B, com a mesma organização do dia anterior.

No primeiro momento acolhemos a criança e o adulto/a no refeitório, neste local como o espaço é maior, conseguimos, o distanciamento de 1,5 entre as pessoas, acolhendo 2 grupos ao mesmo tempo; para conversarmos sobre o Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais, evidenciando as responsabilidades de cada seguimento, na garantia de uma volta segura as nossas crianças.

Na sequência a criança e o/a responsável foram para a sala de referência para uma pequena conversa com as professoras, sobre a rotina da sala, saber um pouco mais sobre a criança e tiveram um momento lúdico de interação entre a criança e a família de pertinho e com distanciamento das demais pessoas que ali estavam. Integrações diferentes em tempo diferente.

Os contextos foram bastante significativos, com sentimentos contraditórios, numa mistura de saudosismo, alegria, expectativa, ansiedade e até mesmo angustia, em relação a esse novo que está diante de nós.

Foi possível, já perceber o quanto as crianças, famílias e equipe de profissionais esperavam por esse momento; e, também o tamanho dos desafios, a grandeza desse momento e a disposição de cada um, uma de fazer bem o que lhe cabe; numa parceria colaborativa, solidária; de acolhimento altruísta, empático (SEP 2021), e com muito dialogo construirmos um todo integrado, que respeita e enxerga o olhar, o contexto, ponto de vista do outro e da outra a partir do outro e da outra...

Abaixo o cronograma e organização conforme aconteceram:

Grupo A - 18/02 – Período - manhã

– Os dois Maternais I – Horário: 8:00 às 9:00;

- Maternal II e Pré I – 9h15 às 10h15

– Pré Único e Pré II – 10:30 às 11:30

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo A - 18/02 – Período - tarde

– Os dois Maternais I –  Horário: 13:30 às 14:30;

- Maternal II e Pré I – 14:45 às 15;45

– Pré Único e Pré II – 16:00 às 17:00

Grupo A - 19/02 – Período - manhã

– Os dois Maternais I –  Horário: 8:00 às 9:00;

- Maternal II e Pré I – 9h15 às 10h15

– Pré Único e Pré II – 10:30 às 11:30

Grupo B- 19/02 – Período - tarde

– Os dois Maternais I –  Horário: 13:30 às 14:30;

- Maternal II e Pré I – 14:45 às 15;45

– Pré Único e Pré II – 16:00 às 17:00

Autor: Ivete Bussolo | Fonte: Ivete Bussolo
00285896.jpeg