Escola Municipal Rio Bonito, Escola Municipal

logo escola

E a serpente desceu do morro para brincar na escola

    Publicado por:  Aparecida Abrao Machna

A escola é lugar de estudar e não de brincar! Quantas vezes você já ouviu esta expressão?

É verdade que na escola existem obrigações de aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento, porém, afirmar que a criança/estudante não pode brincar no período em que está na escola é bastante arriscado. A Escola tem o dever de propor atividades lúdicas às crianças e estudantes não só para tornar a aula prazerosa, sobretudo para desenvolver habilidades de coordenação motora, imitação de sons e gestos, atenção, percepção e expressão corporal, nesse contexto ainda é capaz de estabelecer  aproximação cultural de gerações valorizando e resgatando a cultura dos pais e avós.

Pensando nisso a professora de Educação Física Mariane Otílio Froes Nunes colocou seus alunos para brincar com o "rabão da serpente", brincadeira cantada originária da cidade de São Paulo: A brincadeira tem algumas variações, a versão utilizada foi essa:

O RABÃO DA SERPENTE – a professora geralmente faz a cabeça da serpente e os estudantes compõem o rabo da serpente, um a um passando por de baixo das pernas abertas dos colegas que já estão na fila compondo o rabo que só cresce. Enquanto isso todos cantam...

Essa é a história da serpente que desceu do morro,

para procurar um pedaço do seu rabão....

Hei você ai (escolher um colega) é um pedaço do meu rabão!

Autor: Rio Bonito, EM | Fonte: EM Rio Bonito/Google imagens
00130209.jpg
educação física
1/5