A instituição reservou mais um espaço na jornada de trabalho dos profissionais para se dedicarem a Documentação Pedagógica, isso significa valorização do processo educativo da criança e do professor.
Há alguns anos nós já discutimos a importância do registro na Educação Infantil, porém a reflexão de documentação ampliou nossa perspectiva, nos traz a possibilidade de pensar no quanto comunicamos a vida, os saberes das crianças através dos nossos registros.
Dessa forma dia 26-04, os professores refletiram com a E.P.A (no período da manhã) o que faz sentido registrar! Foram acolhidos com contextos, imagens e materiais, tudo derivado de uma pesquisa anterior feita pela pedagoga que gostaria de saber como os professores gostavam de ser chamados, qual característica os definia e qual admirava no outro, junto com a produção do seu autorretrato. Algumas preferências: lugar, momento marcante, música, alimentação, filme e um telefone para contato com a família em caso de emrgência.
Contando com a parceria e cumplicidade da gestora, as informações da pesquisa se transformaram em propostas para reflexão com os professores. A E.P.A pesquisou os trailers dos filmes preferidos e estes foram transformados em contextos (com objetos) pelo corredor e ambientes do CMEI. A proposta era adivinhar qual o filme, conversando sobre os contextos com os colegas. Porta-retratos traziam imagem dos lugares mais apreciados pelos professores ( no caso, suas casas para a maioria) No final do corredor fotos dos momentos mais marcantes...em geral nascimento dos filhos. E para encontrar seu autorretrato os professores tinham cartões com um ponto de interrogação na frente da imagem com a característica que os definia, dentro a forma como gostavam de ser chamados. Assim descobrimos que temos a Malu conosco!
Todas as propostas revelavam o que devemos documentar... a experiência do vivido daquilo que nos faz sentido. Os interesses e preferências dos profissionais estavam ambientalizando o CMEI. É assim que ele deve ser para as crianças...lugar onde expresse seus desejos, interesses e produções. Só conseguimos isso pesquisando, planejando e possibilitando as descobertas!
Ao fim do dia, através de recurso tecnológico (whats do CMEI) os professores receberam um relato de como são vistos por alguém que os conhece bem! Lembram do contato para emergência? Cada profissional recebeu uma mensagem do familiar (áudio,vídeo, escrita), para lembrar o quanto somos importantes para as pessoas, ouvindo e vendo como eles os retratam. Quando fazemos relatos sobre as experiências com nossas crianças temos a responsabilidade de documentar o vivido...aquilo que faz sentido.
Autor:
São Carlos, CMEI
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Fonte:
E.P.A