A curiosidade é um dos elementos que impulsiona o desejo de aprender? mas, se esta não for alimentada com intervenções, encaminhamentos e devoluções, não florescerá !!
Madalena Freire
Entendendo as crianças e professores como protagonistas colocamos em foco as descobertas feitas pelos mesmos a partir do olhar, escutar e registrar. Progressivamente, lançamos mão de um planejamento fechado para o diálogo com a realidade, buscando compreender o que é significativo e relevante. As professoras observam as crianças e registram como um diário de bordo que permite a reflexão sobre a sua ação e possuem um caderno das aprendizagens das crianças, documentando a trajetória de aprendizagem de cada criança, rompendo com um olhar uniformizado. Registramos para conhecer melhor, refletir e intervir com efetividade, retomando trajetos e percursos. Esse processo foi alimentado com valorização profissional, formação continuada e compromisso com a criança entendida como capaz e competente.
Autor:
Sonho de Criança, CMEI
|
Fonte:
Equipe Pedagógica