Dobrando ideias para um mundo sustentável

Publicado por:  Camille Schuwinski

Hoje, dia 09 de agosto, os estudantes dos segundos e terceiros anos (manhã e tarde) tiveram a oportunidade de participar do projeto “Dobrando Ideias para um Mundo Sustentável” – Arte& Educação ,o qual é realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura , Fundação Cultural e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Este projeto tem como objetivo divulgar a cultura japonesa levando oficinas de origami (dobradura) , furoshiki ( bolsa sustentável) e shodo (arte da escrita japonesa) para as escolas da rede pública de ensino, com intuito de proporcionar um momento único de descontração, diversão e aprendizado aos alunos. Segundo os organizadores, estas atividades ajudam a melhorar a concentração, desenvolver a criatividade, além de trabalhar os conteúdos escolares por meio da valorização de diferentes culturas.

Unindo a arte das dobraduras à sustentabilidade, os educandos confeccionaram o boto cinza e a onça pintada, além de usarem a técnica milenar japonesa para dobrar em pano a furoshiki ( bolsa sustentável) , talvez uma das melhores alternativas conscientes para o não uso da sacola plástica.

Contando com a participação de um monge como convidado especial, as turmas conheceram a arte da caligrafia japonesa que provém da caligrafia chinesa e é praticada no estilo antigo, com um pincel, um tinteiro onde se prepara a tinta nanquim e uma folha de papel arroz.

Conforme relatos dos professores e alunos que acompanharam o trabalho, a aula de origami tornou-se um pequeno gesto de conscientização com objetivos simples e práticos voltados para a sustentabilidade em favor da natureza.

Autor: Jardim Santo Inácio, EM | Fonte: Yurie Handa e equipe de agentes culturais
origami 7