Do Trigo ao Pão

    Publicado por:  Maria Odette Brito Ferreira

O Projeto "Do trigo ao pão" iniciou-se com vídeos animados e explicativos sobre a origem da farinha de trigo, dos variados tipos de pães e sua evolução dos atempos de a.C até hoje. Após os vídeos o assunto foi aprofundado com um texto informativo, atribuindo assim, mais informações sobre a história do pão. Após, estudamos minuciosamente a receita do pão, cada ingrediente, qual a função de cada um no feito da massa e suas quantidades. Na aula de Matemática observamos constatamos a diferença entre grama e kilograma, suas proporções, metade, dobro, triplo e quadruplo.

Depois de todo estudo e embasamento teórico, partimos para a prática: FAZER O PÃO. Neste dia contamos com a participação da Tia Fátima (Auxiliar de Serviços Escolares) e sua experiência em fazer pães caseiros. Uma aula muito significativa em que a mesma explicou passo a passo todo o processo do feito até o momento de assar, todos nós aprendemos muito!

Na aula de Ciências a Profª Any proporcionou um momento de degustação em que os estudantes tiveram com os mais variados tipos de pães: caseiro, forma, francês, d'água, de leite, integral,baguete, com cereais entre outros, constatando diferenças entre eles.

E por fim, foi realizado uma linda produção individual de Poema sobre o pão, ficaram extraordinários e estão em exposição no Bloco I da Escola. O estudante Matheus Chiquiti do 5º B relata "aprendemos a fazer pão caseiro com a Dona Fátima e degustamos vários tipos de pães. Foi muito bom, aprendi coisas que nem imaginava e acho que meus colegas também!" 

Autor: CEI Romário Martins, EM | Fonte: Professoras Delba Possidente e Ketlym Bunick
00077415.jpg
Do Trigo ao Pão
1/6