Diz o poeta: ?Quem não gosta de samba, bom sujeito não é!?. Nós da turma do pré I alteramos essa frase para ?Quem não gosta de música, bom sujeito não é.

    Publicado por:  Renata da Costa Rojas

Você conhece o Rock “Blitzkrieg Bop” do Ramones? O Samin conhece e sempre pede para escutá-la, fazendo com que as crianças apreciem essa canção. Dessa forma foram propostas experiências para que tenham contato com outros ritmos e instrumentos musicais. Então foram apresentadas músicas como Máscara da Pitty, como solicitaram mais uma nesse ritmo, as crianças apreciaram “Welcome to the Jungle” do Guns N’ Roses, a qual puderam fazer um desenho sobre o que estava sentindo ao escutá-la. Escutaram também MPB, sertanejo, entre outros ritmos. Ao apreciar a música “Noturno” de Chopin, as crianças falaram que “parece uma Ópera” a qual havia escutado com seu avô. ( Serena)

Foram construídos brinquedos sonoros: chocalhos, tambores, instrumentos de corda, em um pote retangular disponibilizamos três elásticos com texturas diferentes, sendo um mais grosso, um folgado e o outro mais firme e as crianças puderam perceber a diferença entre os sons.

 “um elástico está mais molinho e o outro mais duro.( Valentina)

 Brincaram com o jogo de memória sonora, manipularam o xilofone e o sino de vento.

 Durante o manuseio do tambor e do violão, perceberam a vibração do som. A criança a Lorena batia com a baqueta no tambor para que as outras crianças sentissem o ar saindo de dentro dele.

A criança Fabrício encostava seu rosto sobre o corpo do violão sentindo a sua vibração.

Após essas experiências, as crianças solicitaram todo final de tarde para que seja colocado músicas para que possam brincar e dançar.

Autor: Professora Fátima e Professora Solange | Fonte: CMEI Curitiba
00347725.jpg
Roda de Conversa - Sons.
1/6