DIVERSIDADE ÉTNICA NO CMEI

    Publicado por:  Barbara Camille Ferreira de Mello

PROFESSORAS: PATRICIA E SAMIRA                                              TURMA MATERNAL IIB

Desde muito pequenas, as crianças precisam aprender a valorizar e respeitar as diversas etnias que existem em nossa sociedade. Essa é a proposta da Educação em Direitos Humanos desenvolvida em nossa unidade, onde visamos valorizar as diferenças em busca de oportunizar as crianças situações que as façam refletir sobre as diferenças, a diversidade étnico-racial e a necessidade de respeitar o outro.

Iniciamos o nosso Projeto no CMEI, apresentando as fotos de cada criança para reconhecerem a si e aos demais coleguinhas.

 Trabalhamos em sala com o Livro de história “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!” da autora Lucimar Rosa Dias, que conta uma história leve e divertida mais que possibilita discutir as diferenças físicas e os modos de ser de cada pessoa. Luanda é a personagem dessa história que mostra as relações de amizade, afeto e respeito que devem fazer parte dos grupos sociais em que vivemos.

Nesse contexto, levamos as crianças até ao espelho para elas familiarizarem-se com sua imagem e observarem detalhes visuais em si e no outro, percebendo que temos características diferentes respeitando cada um em sua individualidade.

Em seguida, realizamos a proposta do autorretrato com lápis preto. Confeccionamos o desenho de uma girafa com uma régua, fizemos a medida da altura das crianças e colocamos as fotos de cada uma e sua medida. Percebemos que durante o dia, as crianças chamavam o amiguinho para eles se medirem de uma forma divertida. Também disponibilizamos revistas para as crianças procurarem imagens semelhantes de cada um, e foi confeccionado um mural onde as crianças puderam colar suas imagens escolhidas na cartolina.

Todas essas propostas foram expostas nos corredores do CMEI, para que as crianças pudessem apreciar junto com seus familiares.

Além do desenvolvimento e aprendizagem com as propostas esperamos, enaltecer valores como o amor ao próximo, solidariedade, justiça e amizade,  com respeito ao jeito de cada um, pois cada um é de um jeito, onde todos se respeitam, todos se curtem, todos se amam com suas diferenças.

Autor: PROFESSORAS MATERNAL IIB | Fonte: CMEI CANTINHO DO SOL
00319276.jpg
CONHECENDO AS ETNIAS
1/27