Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Diversidade Cultural dos Povos Indígenas

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

A professora Fernanda Reis Lozovey do 1º ano B, utilizou os componentes de História e Geografia para trabalhar a temática da: Diversidade Cultural e Indígena e desenvolver o projeto para os Direitos Humanos.

Com o objetivo de explicar a existência de diferentes modos de brincar nos diferentes tempos e espaços, perceber as semelhanças e diferenças de comportamentos em outros grupos sociais. A professora deu início a atividade apresentando quatro fotos de indígenas (parte integrante do Museu na Escola) - crianças e adultos - e realizou uma conversa com os alunos sobre as pessoas das fotos: quem eram, o que sabiam sobre eles, como viviam e como vivem. Leu o livro de história “Um dia na aldeia Brilho do Sol” das autoras Ana Claudia Bastos, Luciana Carvalho e Lourdes Gondim.

Os alunos foram levados à sala de informática para assistirem ao clipe da música “Tu-tupi” de Hélio Ziskind, do programa Cocoricó e tiveram um momento para conversa sobre as palavras de origem indígena, vistas no clipe, bem como outras palavras, incluindo a música “Fui no Itororó”.

A atividade foi concluída com a produção de uma peteca  com material reciclável (sacola plástica/papel), a apresentação da música “Tu-tupi” para a escola.

“Essa atividade foi bem gratificante para os estudantes que conheceram  a história da peteca como um brinquedo indígena, algo que é tão atual nos dias de hoje, confeccionaram a peteca com material reciclável, aprenderam algumas palavras indígenas e ainda demonstraram esse conhecimento aos colegas numa grande apresentação para a escola” Relata a Professora Fernanda Reis.

Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
00154965.jpg
indígena
1/5