DIVERSIDADE CULTURAL: CONVIVENDO E APRENDENDO

    Publicado por:  Danielle Cristina Ramos

         O CMEI Professor Riad Salamuni nas suas propostas da Cultura Indígena, convida as crianças a conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música. Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria com sons, traços, gestos, danças, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos. Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca. Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

       Pensando nisso, a equipe desenvolveu propostas de acordo com cada faixa etária, onde as crianças possam expressar as suas múltiplas linguagens, descobrindo e construindo, em seu tempo, sua maneira particular de comunicação, constituindo ativamente como um sujeito singular, produtor de cultura e pertencente a um grupo social.

 

 

Autor: CMEI PROFESSOR RIAD SALAMUNI | Fonte: Currículo da Educação Infantil
00296623.jpg
CULTURA INDÍGENA
1/20