Transformações de químicas e físicas, misturas e propriedades da matéria.
Com o objetivo de promover maior assimilação dos conteúdos teóricos trabalhados, o Professor Alexsandro da disciplina de Ciências para os 4° anos, preparou materiais necessários para os experimentos com frutas frescas e em decomposição, faca de cozinha, embalagem plástica pequena, seringas sem agulha, frascos de plástico transparente diversos, guardanapos, água, sal, vinagre, bicarbonato de sódio, ovo fresco, óleo de soja e colher.
Retomou os assuntos abordados e orientou sobre a observação e participação durante os procedimentos experimentais. Usou frutas em decomposição para explicar a transformação química, seguida do corte das frutas frescas para exemplificar a transformação física.
Apresentou os métodos de conservação de alimentos, demonstrando com o saquinho plástico o armazenamento à vácuo. Seguiu comentando sobre o ar como matéria e usar a seringa para exemplificar o espaço que ocupa e suas propriedades de compressibilidade e elasticidade. Realizou a mistura de sal e água e também de óleo e água, aproveitando para explicar sobre tipos de misturas (homogênea e heterogênea) e agregando as propriedades de densidade e flutuação. Usou também o ovo para demonstrar que a densidade da água é alterada pelo sal fazendo o ovo flutuar. Misturou o bicarbonato de sódio no vinagre para que os alunos observem a liberação de gases que ocorre. Ao final pediu um relatório, com ilustração da aula experimental.
Como observação importante, o professor Alexsandro instigou entusiasticamente a participação oral dos alunos, para que compartilhem do que já aprenderam e assimilem ainda mais os conteúdos.
Autor:
Alexsandro dos Santos Costa
|
Fonte:
Turmas dos 4° anos