Dinossauros invadem o cotidiano do Pré Único e os corredores do CMEI Cantinho do Sol

    Publicado por:  Barbara Camille Ferreira de Mello

E tudo começou com um ovo...
As professoras levaram para a sala uma caixa contendo diferentes ovos. Um deles chamou a atenção das crianças e propusemos um experimento. Colocamos o ovo em um pote com água para vermos o que aconteceria. As crianças levantaram suas hipóteses e fizeram representações por meio de desenho do animal que achavam que nasceria do ovo.
Realizamos observações diárias e aguardamos ansiosos o ovo ser chocado, revelando um lindo dinossauro. As crianças fizeram votações para a escolha do nome do nosso dinossauro.
A partir daí o interesse das crianças em buscar informações e novos conhecimentos sobre esses incríveis animais que viveram na Terra há milhões de anos renderam diversas experiências, descobertas e explorações.
Dinossauros foram representados por meio de desenhos feitos pelas crianças que coletaram diferentes elementos da natureza no espaço externo do CMEI para tornar suas produções mais ricas e realistas.
Utilizando diferentes materiais as crianças confeccionaram o “Mundo dos dinossauros” no qual representaram o cenário utilizando papelão e tinta guache, em argila imprimiram pegadas e modelaram ovos de dinossauros que foram pintados e acomodados em ninhos confeccionados com palha de milho e utilizaram dinossauros de brinquedos para representar os personagens desses lindos cenários que foram expostos nos corredores do CMEI e as crianças exibiam orgulhosas suas produções para os familiares nos momentos de entrada e saída.
Realizamos também muitas pesquisas sobre os esqueletos de dinossauros descobertos por paleontólogos e as crianças puderam modelar esqueletos de diferentes dinossauros utilizando massinha confeccionada em sala.
As crianças criaram fósseis utilizando dinossauros de plástico e argila, preenchidos com cola colorida que, após a secagem foram retirados pelas crianças simulando uma expedição arqueológica.
Essas e muitas outras descobertas e experiências foram proporcionadas para a turma. Repleto de histórias, músicas, poemas, jogos e brincadeiras, o cotidiano da turma do Pré Único está cercado de ludicidade, encanto, diversão e diversas aprendizagens.
Todas as produções expostas nos corredores do CMEI vêm encantando as demais turmas, que param para apreciar esses incríveis animais que tanto fascinam as crianças.

Autor: PROFESSORAS DO PRÉ ÚNICO | Fonte: CMEI CANTINHO DO SOL
00312348.jpg
Dinossauros invadem o cotidiano do Pré Único
1/17