Dinossauros em Curitiba?! O programa Linhas do Conhecimento explica

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

A videoaula do dia 08 de maio do Linhas do Conhecimento explicou o que faz um paleontólogo. Adultos e crianças foram provocados: Você conhece esta  profissão?

 O paleontólogo, é o cientista que estuda a vida pré-histórica, a partir das evidências  fornecidas pelos fósseis e pelas rochas. 

Fósseis? Mas, o que são fósseis?  

Fósseis são registros de seres vivos que existiram  no passado e que, de alguma forma, foram  conservados. Esses seres vivos podem estar  preservados em rochas, areia, gelo e, acredite, até  mesmo dentro de outro fóssil. Os dinossauros são as grandes estrelas quando falamos em fósseis.  

Quem nunca sonhou em descobrir um grande esqueleto de dinossauro? Os paleontólogos ao estudarem  os registros fósseis, podem imaginar como era o ambiente e quem habitava a Terra há milhares de anos.  Assim, podem perceber as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta. 

Atividade Complementar: Convite para explorar

A proposta complementar entregue para as cianças das turmas dos Prés do nosso CMEI, na última quinzena, propôs  trabalhar com um material bem gostoso e que, além de brincadeiras,  pode dar origem a peças de arte incríveis que as crianças podem fazer: a argila. 

O convite foi para aproveitar um dia no quintal, no parque ou em uma área verde onde é  possível buscar vários elementos da natureza e depois fazer a  impressão dos objetos em bolinhas de argila. 

Depois de secos, eles podem ser,  decoração para cenários de brincadeiras e até pecinhas de um jogo da memória  bem original.

De maneira simples a criança cria seu "fóssil", basta pressionar o brinquedo na argila. Depois de seco, dá para brincar de paleontólogo. É só  esconder os discos fósseis no jardim, enterrar na areia, ou dentro de  casa mesmo e propor uma exploração dos fósseis.  Confira nas fotos nossos pequenos com as mãos na argila.

 

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: CMEI Krasinski
00300444.jpg
Elisa
1/9