Diga sim à vida e não às drogas e violência é o lema do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. O programa consiste em uma ação conjunta entre o Policial Militar devidamente capacitado, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a prática de violência entre estudantes, bem como ajudar os estudantes a reconhecerem as pressões e a influência diária para usarem drogas e praticarem a violência e a resistirem a ela.
O trabalho já vem sendo realizado anualmente em nossa escola pelo Policial PROERD Wanderlei Jeovai da Silva e o seu trabalho em sala de aula tem possibilitado aos estudantes dos 5.º anos a oportunidade de avaliarem suas atitudes e escolhas, orientando-os contra o caminho da violência e das drogas e também reforça a importância do convívio em família e sociedade.
Como encerramento das atividades os estudantes receberam na escola a visita dos policiais da ROCAM e puderam entrevistá-los e conhecer o funcionamento dos carros e motos. Os estudantes ficaram empolgadíssimos, subiram nas motos, entraram nos carros e acionaram as sirenes. As professoras também participaram desta atividade. E para coroar este brilhante trabalho foi realizada no dia 21/05/2013 com a presença das famílias e autoridades da Policia Militar do Paraná e Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo a Formatura do PROERD.
Para as professoras dos 5.º ano A, B e C: Gelciane de Souza Fonseca Nazareth, Sandra de Paula Faria e Márcia Cassilha: “o PROERD ajudou a muitos estudantes, tanto em questões pessoais, quanto em solucionar futuras situações de forma consciente.
Como parte das atividades em sala de aula, os alunos elaboraram uma redação com o tema: “O que aprendi com o PROERD”. E no dia da formatura do PROERD os estudantes Gabriel Faust de Medeiros 5º Ano A, Paola Cândido dos Santos 5º Ano B e Lucas Gabriel Gomes de Souza 5º Ano C tiveram receberam prêmios por suas redações e as leram para o público presente.
“Acredito que o PROERD nos ensina para que possamos também ajudar as outras pessoas, familiares e amigos. E, com certeza, levarei esta lição comigo e passarei tudo que aprendi para todas as pessoas que conheço.” Disse o estudante Gabriel Faust de Medeiros 5º Ano A.
“O Policial Jeovai nos apresentou cinco tipos de pressão do grupo: pressão positiva, amigável, indireta, provocadora e pesada. De todas, gostei muito da primeira pressão: a positiva, ou seja, incentivar um colega a estudar mais ou brincar para ficar feliz, é muito bom e não prejudica ninguém. As demais pressões, apenas cuido para não agir dessa forma, isso prejudicaria a todos e a mim.” Disse a estudante Paola Cândido dos Santos 5º Ano B.
Para o estudante Lucas Gabriel Gomes de Souza 5º Ano C a melhor parte da aula do PROERD, a foi a visita dos policiais da ROCAM e as entrevista que fizeram com os mesmos.
Durante as aulas, como parte da dinâmica tem uma caixinha onde os estudantes colocam sugestões sobre prevenção contra as drogas e para o PROERD Wanderlei Jeovai da Silva os estudantes colocaram sugestões muito práticas e coerentes com a realidade.
“Eu gosto demais de trabalhar na Escola Municipal Colombo, o resultado do trabalho me agrada muito, os estudantes saem amando o PROERD e não querem que acabe.” Disse o Policial PROERD Wanderlei Jeovai da Silva e complementa: é muito bom ouvir relatos das famílias que os seus filhos tiveram uma influencia positiva das aulas e mudaram seus comportamentos e também comportamento das famílias como o caso de um pai que parou de fumar após seu filho falar que aprendeu na aula do PROERD sobre os malefícios que o cigarro faz.” E completa: “Isto me agrada muito.”
Autor:
Colombo, EM/ Margarida Izabel Cristina Cesar
|
Fonte:
Margarida Izabel Cristina Cesar