Diga não ao trabalho infantil

    Publicado por:  Adriana Mello Gaertner Fernandes

Relato sobre as atividades realizadas com as turmas de 4º anos com o tema: Trabalho Infantil.

            As turmas dos 4º anos da Escola Municipal Foz do Iguaçu discutiram e realizaram diversas atividades relacionadas ao tema: ¨Trabalho infantil¨.

            Iniciamos o trabalho discutindo com os estudantes como a vida de criança deve ser, seus direitos e deveres. Através da leitura de imagens os estudantes puderam perceber que o trabalho precoce de crianças interfere diretamente em seu desenvolvimento físico, emocional e social.

            Montamos um mural com fotos dos alunos brincando, se divertindo com a família ou realizando atividades que gostam para mostrarmos como deve ser a vida de uma criança e outro mural com imagens de crianças realizando algum tipo de trabalho infantil intitulado: ¨Trabalho infantil? Nem de brincadeira!¨

            Aproveitando o projeto ¨Ler e pensar¨ ,os estudantes também fizeram pesquisas no jornal Gazeta do Povo sobre o tema e montaram cartazes com anúncios publicitários contra o trabalho infantil.

            Na aula de artes os estudantes também fizeram atividades de apropriação de imagem com obras de Candido Portinare.

            Enfeitamos a escola com cata-ventos que é o símbolo da erradicação do trabalho infantil.

            Através desses trabalhos procuramos conscientizar os estudantes de que toda a criança independente da classe social tem direito á educação, saúde, lazer, convivência familiar, não exploração, etc...

Autor: Foz do Iguaçu, EM | Fonte: EM Foz Iguaçu
00071943.jpg
.
1/14