DIGA NÃO AO BULLYING

    Publicado por:  Viviani de Fatima Glok

Com base no projeto da CANE “Bullying não é brincadeira”, as professoras Samara de França Tanello (sala de recursos multifuncionais), Elizabete Berdaki (biblioteca), Tany Omura (biblioteca), Adriana Mendes (5º ano), Marisete Mª. L. Bortolan (5º ano), e a professora Fabiane Corrêa das Chagas (Educação Física), iniciaram reflexões sobre a temática.

                  Com o objetivo de fazer nossos alunos perceberem a importância de cultivar as boas maneiras uns com os outros, favorecendo o bom convívio em grupo, compreender que agredir o outro, seja com atitudes ou palavras é bullying, compreender que o bullying surge por causa das diferenças, da dificuldade e pela falta de respeito ao próximo, compreender a necessidade de regras para convívio social, percebendo a importância delas em várias situações do dia a dia. As professoras da biblioteca envolveram todos os alunos de seus respectivos turno, utilizando a hora do conto para tratar sobre a temática e desenvolver diversas atividades ( desenhos, criação de frases, quadrinhas, poesias).

As professoras dos 5º anos fizeram uso de diferentes gêneros textuais, concurso de produções de textos, os quais serão selecionados para a confecção de um livro no final do projeto. Assistiram vídeos e promoveram palestras sobre a temática, realizaram diversas atividades em sala e confeccionaram cartazes e panfletos  para conscientizar a comunidade sobre o tema.  Foram para o portão da escola na saída e conversaram com os pais e comunidade em geral entregando os panfletos, mostrando seus cartazes à todos que ali passavam.

O trabalho com esse tema, apresentou fatos e reflexões com uma visão positiva, situando os alunos no contexto escolar e de convivência comum, demonstrando  os direitos e deveres que todos temos e principalmente as atitudes que devemos ter para com os outros em uma sociedade que busca a consciência de igualdade e respeito às diferenças.

Autor: Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette, EM | Fonte: Várias professoras.