DICAS DAS PROFESSORAS SUSANA, LIGIA E HEVELLIN

Publicado por:  Cleonice Serafim da Silva

Sempre reforçamos a parceria entre CMEI e Família e nesse período não poderia ser diferente. Estamos compartilhando aqui sugestões dos professores do CMEI, com dicas simples daquilo que faz sucesso entre as crianças e colaboram para o desenvolvimento e aprendizagem delas.

Então vamos ser exigentes com nossa tarefa de casa...Brinquem muito com seus filhos e valorizem suas criações. Sabemos que já estão fazendo isso e gostaríamos apenas de ajudar com algumas propostas e imagens que as ilustram.

Dicas das Professoras Susana, Ligia e Hevellin:

Durante o processo de desenvolvimento das crianças o jogo pode ser um grande aliado. A brincadeira com encaixes, sugestão da professora Susana além de desafiar as crianças  a montá-lo, também estimula a aprendizagem , desenvolve a atenção e o pensamento lógico.  O processo de montagem se transforma num um elo entre as famílias, pois é um momento de diálogo e muita diversão. O mesmo acontece com quebra cabeça, que pode ser confeccionado em casa a partir de fotos de família, ou recortes de revistas coladas num papelão de caixa de sapato, por exemplo. Dependendo da faixa etária das crianças o quebra cabeça pode ser de 2, 4 peças e avançando quando já estão craques!

A professora Ligia lembra de uma proposta desenvolvida no Pré único, em arte que pode ser uma opção fácil e divertida para as crianças, basta ter uma caixa de ovos vazia e tinta guache. As crianças demonstram criatividade e sentido artístico ao explorar e misturar tintas, manipulando, experimentando e fazendo novas descobertas. Então mãos a obra!! E se quiser transformar num tabuleiro de jogos, basta ter tampinhas de garrafa para encaixar nas cores.

O jogo se dá para além dos objetos, podemos fazer jogos corporais, ou seja, brincadeiras com o corpo. Professora Hevellin sugeri uma brincadeira legal para aproveitar o clima de sol e sair no quintal de casa: passar a bexiga dentro do arco! No cmei usamos bambole mas em casa, pode ser usado pedaço de mangueira, corda amarrada, papelão torcido, pneu velho... a brincadeira consiste em passar a bexiga dentro do arco, pode-se ampliar o desafio e mudar a altura do arco. Depois a criança mesmo cria seus desafios no caso da turma do Pré Único já passaram o próprio corpo pelo arco, confira nas imagens!

Desejamos as famílias ricos momentos de interação e alegria. E como esse é um espaço de vocês, se quiserem nos enviar imagens de como tem sido esse período em casa, postamos aqui , seja a partir das nossas sugestões ou criações de vocês. Nos dê notícias - 998125924. Ficaremos felizes em compartilhar as experiências familiares!

E lembrem-se...fiquem bem, divirtam-se, mais  #fiquem em casa!

E quando tudo isso passar...nos veremos no CMEI

Autor: São Carlos, CMEI | Fonte: Professoras Susana, Ligia e Hevellin