Diálogos interculturais: possibilidades de uma sociedade mais justa?

    Publicado por:  Ana Paula Matheus

Papel fundamental da escola é ensinar a lidar com as diferenças, compreender o que é ser diferente de “todo mundo”, das ideias do “grupo”, compreendendo e respeitando os direitos de cada um e de todo ser humano. É a escola o espaço onde há inúmeras possibilidades de sermos remodelados, de vermos as vivências cotidianas e de lidarmos com questões como preconceitos, estigmas, discriminações, de forma a sermos respeitados e respeitosos, manifestando nossas ideias e fugindo de convenções. É papel da escola a construção ativa de sujeitos críticos, fortalecidos em nossa autoestima, criativos e inquietos, que compreendam a realidade onde estão inseridos e que compreendam a si e aos outros.

Foi assim que nossa escola esteve durante todo o ano refletindo sobre diversos temas, como: Sexualidade e relações de gênero, direitos e deveres humanos e das crianças, trabalho infantil e exploração infantil, ECA, cultura do trânsito e respeito à pedestres, valores de convivência social e suas diferenças, cultura indígena e africana e as influências, corrupção e impostos/tributos, entre outros, com os mais diferentes encaminhamentos, tanto dentro dos componentes curriculares, como também nas práticas educativas.

E culminando o trabalho desenvolvido, a escola pode participar do I Seminário Municipal de Direitos Humanos, intitulado “Diálogos interculturais: possibilidades de uma sociedade mais justa?”, com a exposição de trabalhos realizados por nossas crianças na abordagem da cultura africana e suas influências e com a apresentação do projeto “Conviver conect@do com os direitos humanos”.

 

 

Autor: CEI Júlio Moreira, EM | Fonte: Marinês Wavrita e Rosete Schultz
00123704.jpg
direitos humanos
1/5