DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL - 18 DE ABRIL

    Publicado por:  Luciana Brustolin Biscaia

Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no país em 18 de abril e foi instituído em 2002  em homenagem ao escritor brasileiro MONTEIRO LOBATO. 

José Bento Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (SP) no dia 18 de abril de 1882. Foi registrado como José Renato Monteiro Lobato, mas veio a adotar anos depois o prenome de seu pai, cujas iniciais estavam gravadas em uma bengala que recebeu de herança. A família de seu pai possuía grandes fazendas de café no vale do rio Paraíba e seu avô materno, também rico proprietário de terras, era José Francisco Monteiro, o barão e depois visconde de Tremembé. 

MONTEIRO LOBATO foi escritor, jornalista, editor e empresário da indústria do petróleo. Até hoje lembrado principalmente pela sua obra SÍTIO DO PICAPAU AMARELO, uma série com 23 volumes escritos entre 1920 e 1947. A obra que atravessa gerações é um marco da literatura infantil no Brasil.  Lobato é considerado o primeiro autor de literatura infantil brasileiro. 

O mês de ABRIL é  muito importante para a literatura, pois além do DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL no Brasil, no dia 2 DE ABRIL é comemorado o DIA INTERNACIONAL DO LIVRO em homenagem ao escritor dinamarquês de obras infantis Hans Christian Andersen (1805-1875). Muitas de suas obras são conhecidas: O patinho feio, O soldadinho de chumbo, A pequena sereia, A princesa e a ervilha, entre outras.

O hábito de ler é um imenso instrumento de cidadania.

Leia para você, leia junto com alguém, leia para outros, mas leia, porque leitura é imaginação, sabedoria, crescimento, aprendizagem.

Leitura é vida! 

Assista a reportagem realizada pela Agência Brasil sobre o DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL:

DIA NACIONAL DO LIVRO - 18 DE ABRIL

Autor: Luciana Brustolin Biscaia | Fonte: Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D'Elboux
00292253.jpg
DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL
1/1