Dia Nacional da Matemática.
Os professores de matemática do 6.º ao 9.º ano, da Rede Municipal de Curitiba, desenvolveram desafios e problematizações, para além do conteúdo específico.
Confiram todo material clicando aqui.
O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio. Esse dia foi instituído pela Lei Federal n.° 12.835, aprovada em 26 de junho de 2013. O Projeto de Lei n° 3.482, de autoria da Deputada Federal Professora Raquel Teixeira, referente a esse tema, foi apresentado no Congresso Nacional em 2004. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. O dia foi indicado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), e a escolha dessa data é uma homenagem ao nascimento de Malba Tahan, autor de uma extensa obra, incluindo o livro O Homem que Calculava. Professor de Matemática e escritor muito criativo, adorava elaborar enigmas em sala de aula para iniciar suas explicações. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1895 e morreu aos 79 anos, em 1974, no Recife. Foi um professor ousado para a época e gostava de ir muito além do ensino teórico e expositivo, do qual, aliás, foi um feroz crítico. “O professor de Matemática em geral é um sádico. Ele sente prazer em complicar tudo”, dizia. Também não dava notas “zero” nem reprovava seus alunos. “Por que dar zero se há tantos outros números?”.
Como comemorar a data? Desde a criação dessa data, instituições de ensino de todo o Brasil aproveitam esse dia para realizar eventos e divulgar: ? As contribuições da Matemática como área do conhecimento humano; ? A história da Matemática e suas aplicações no mundo contemporâneo; ? As relações entre Matemática e Arte; ? As contribuições da Matemática como ferramenta para outras ciências.
SME – Departamento de Ensino Fundamental Área de Educação Matemática. Profª Justina Maccarini e ProfªSalete Andrade
Curitiba, 6 de maio de 2015.
Autor:
Ensino Fundamental - Currículo Juciele G. Loeper
|
Fonte:
Área de Educação Matemática