“ Educar para os direitos humanos,como parte do direito à educação, significa fomentar processos que contribuam para a construção da cidadania, do conhecimento dos direitos fundamentais, do respeito à pluralidade e à diversidade de nacionalidade, etnia, gênero,classe social,cultura,crença religiosa,orientação sexual e opção política,ou qualquer outra diferença combatendo e eliminando toda forma de discriminação.” ( DCNEB,2013,p.165).
O ato de brincar acontece em muitos momentos do cotidiano infantil. O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Constitui, portanto , um processo de humanização no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros . Assim,desenvolve sua capacidade de raciocinar,de julgar,de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar inicio à atividade em si: com imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, seja crianças ou adultos.
O ato de brincar contribui para que a criança aprenda a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo lúdico a criança começa a ouvir, a respeitar, a expressar-se com maior facilidade e a discordar de opiniões, exercendo ou recebendo atos de liderança, compartilhando sua alegria de brincar.
Um ambiente sério e sem motivações pouco contribui para que as crianças expressem seus pensamentos e sentimentos. Lidando com medos, decepções e desafios, sem sentirem-se constrangidas, as crianças brincam daquilo que vivem: extraem da imaginação lúdica as ações cotidianas, não se restringindo apenas à assimilação e reprodução de códigos e papéis sociais e culturais. A função principal do brincar, portanto, é facilitar o processo de socialização da criança e a sua integração à sociedade.
Autor:
Hermes Macedo, CMEI
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Fonte:
Pedagoga Cristina Berbert